Home / Atrações Turísticas / Caminho dos Príncipes

Caminho dos Príncipes

Caminho dos Príncipes: Região Turística do Estado de Santa Catarina

Considerado um dos maiores pólos econômicos do estado de Santa Catarina, a região do Caminho dos príncipes é muito rica, possui forte influência que herdou de seus colonizadores europeus.

Caminho dos Príncipes SC
Caminho dos Príncipes SC

Além dos traços culturais europeus, a região também possui um cenário muito bonito com belezas naturais incríveis da Serra do Mar, fica em uma área de Mata Atlântica e em meio a Floresta de Araucárias. Tudo isso junto torna o local super procurado por turistas do mundo inteiro.

Conheça Mais Sobre o Caminho dos Príncipes

A região do caminho dos príncipes compreende as regiões do planalto Norte, Litoral Norte e Nordeste do estado de Santa Catarina. O local compreende diversas cidades, reúnes municípios como: Schoroeder, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Papanduva, Mafra, Guaramirim, Garuva, Araquari, Monte Castelo, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Itapoá, Itaiópolis, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São João do Itaperiú, Corupá, Campo Alegre, São Francisco do Sul e a cidade de Joinville.

Alguns centros econômicos bem importantes da região fazem parte do local no estado de Santa Catarina, podemos citar Jaraguá do Sul e Joinville. Com relação a cidades ricas em história podemos citar São Francisco do Sul, a história do local é de extrema importância para o estrado e para o país, saiba que esta cidade é a terceira mais antiga do Brasil. A região tem um bom desenvolvimento econômico, mas o que chama a atenção do turistas com certeza são seus cenários naturais, por suas construções históricas, paisagens rurais e os belos balneários do litoral.

História e Cultura no Caminho dos Príncipes

Uma cidade histórica e multicultural existe uma mistura de culturas, costumes e tradições por conta de ter sido colonizada por diversos países e seus imigrantes: Ucranianos, Tchecos, Poloneses, Italianos, Noruegueses, Húngaros, Suíços, Franceses, Alemães e Portugueses. Essa mistura toda levou a região a ter uma diversidade imensa, e cada ponto possui uma característica bem definida, possui ruas limpas, floridas e com muitos jardins espalhados. Outro ponto que não passa em branco é sua arquitetura que remete a construções dos séculos XVIII e XIX que até hoje embelezam a região.

A Europa no Brasil

Hoje em dias a maior parte das cidades que compreende a região do Caminho dos príncipes mantém as tradições e costumes europeus herdados dos imigrantes que ali colonizaram. As influências alemãs, por exemplo, são bem forte na cidade de Joinville, que é o maior município da região e também maior pólo industrial do estado de Santa Catarina. Por lá é possível visitar e participar da Festa das Flores que é considerado um dos maiores eventos culturais do estado.

A parte histórica podemos encontrar por exemplo na cidade de São Francisco do Sul, o município possui um rico centro histórico com construções como por exemplo casarões ainda do tempo em que o Brasil era Colônia, abriga o Museu Nacional do Mar e diversas outras atrações históricas.

Ecoturismo, Natureza e Esportes de Aventura

O ecoturismo e esportes radicais são muito indicados nessa região, no Caminho dos Príncipes é possível ter experiências incríveis neste tipo de passeios, você pode praticar alguns esportes ao ar livre e outros esportes mais de aventura. A região é propicia já que possuem morros, Vales e Mata Atlântica, os picos mais altos colaboram para esportes como: rapel, trekking , vôo livre, trilhas, bike Trial e canoagem e diversos outros. As cidades perfeitas para a realização desses são: Papanduva, Schroeder, Corupá e a cidade de Jaraguá do Sul.

Turismo Rural na Serra Catarinense

Uma boa opção de turismo rural pela região são locais que trazem atividades ligadas ao campo e que proporcionam aos turistas momentos de lazer ao mesmo tempo em que trás a paz e a tranqüilidade do Campo. As cidades que são boas pedidas para este tipo de passeio são: Itaiópolis, Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Araquari. Se encante com as paisagens belíssimas que a região oferece, descanse e curta o clima do interior. Além desse tipo de passeio não deixe de visitar também o famoso Museu Paleontológico que fica em Mafra no Planalto Norte.

Lindos Balneário Para Visitar

A região oferece algumas boas opções de balneários que ficam nas cidades de Barra do Sul, Itapoá e Barra Velha. Por lá o clima é fresco e muito gostoso no verão, por exemplo, época boa para curtir alguns balneários por ali e fazer um roteiro pelo Caminho dos Príncipes. Em época de alta temporada a região é tomada por turistas curiosos que querem conhecer as belezas e as culturas do lugar, em época de baixa temporada o local lembra bastante algumas vilas de pescadores bem tranquilas.

Na cozinha a coisa por lá é muito boa, a comida açoriana é basicamente frutos do mar, você não pode deixar de experimentar. Não deixe também de visitar as praias, e as lagoas que são bem procuradas especialmente por sempre estarem bem limpas.

Encantou-se? É claro que sim! Então se prepare para conhecer muito mais do Caminho do Príncipe. Procure uma operadora de turismo e agende sua visita as regiões do estado de Santa Catarina. Faça as suas malas e boa viagem!

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Vale do Contestado

Vale do Contestado

Vale do Contestado: Região Turística do Estado de Santa Catarina Não deixe de conhecer toda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *