Home / Atrações Turísticas / Festival de Parintins: escolha a sua cor!

Festival de Parintins: escolha a sua cor!

Festival de Parintins: escolha a sua cor!

Por: Rafael Gmeiner

A cidade de Parintins, no Amazonas, recebe desde 1964, um festival folclórico que leva o nome do município. Uma festa popular que é realizada anualmente, sempre no último final de semana do mês de junho. São três noites de apresentações, nas quais são exploradas  temáticas regionais como lendas, ritos indígenas e costumes dos ribeirinhos.

O evento ocorre a céu aberto e recebe apresentações de diversas associações folclóricas, no entanto, o ponto alto da festividade é a disputa de dois principais blocos (chamados de bois folclóricos), que são o Boi Garantido, representado pela de cor vermelha; e o Boi Caprichoso, representado pela cor azul, que acontecem no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, mais conhecido como Bumbódromo, que nada mais é que um estádio em forma de uma cabeça de boi, com capacidade para 35 mil pessoas.

Festival de Parintins:escolha a sua cor
Festival de Parintins:escolha a sua cor!

Em tese, a principal temática dos festivais acontece com base no enredo de um boi que foi morto por Pai Francisco, que queria satisfazer o desejo de sua mulher grávida, Mãe Catirina. Mas, o amo de Pai Francisco descobriu o que aconteceu com o animal, considerado o mais belo do rebanho, e ordenou que seu servo fosse preso. Um pároco e um pajé, convocados para reanimar o boi, consegue fazer que ele volte a vida, assim, Francisco e sua esposa recebem o perdão. Disso inicia-se uma grande festa.

O Festival Folclórico de Parintins foi criado por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC). Contou, no primeiro ano, com a apresentação de 22 quadrilhas e dois bois, ainda, sem competição entre eles. No início, o evento não tinha como foco a competição, mas desde a primeira edição, o público já se dividia entre as cores das duas principais agremiações.

No entanto, a primeira disputa já aconteceu no segundo festival um ano depois. Quem levoua melhor foi o Boi Garantido. Desde então, a disputa entre as duas agremiações se acirrou.

Já a preparação começa dois meses antes da festividade com ensaios e produções de alegorias e fantasias. Além disso, são diversos personagens que compõe a festa: um apresentador oficial; o levantador de toadas; o amo do Boi; a sinhazinha da fazenda; os elementos típicos da região e as lendas da Amazônia; a porta estandarte, a rainha da festa; a Cunhã-Poranga, mito feminino folclórico; as tribos; o ritual; os jurados; e em especial a torcida que, neste caso, é uma atração à parte.

Hoje, o festival é a maior evento do Amazonas que mostra a cultura local para o mundo todo e, também, é segundo maior evento folclórico brasileiro, perdendo apenas para o Carnaval.

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Vale do Contestado

Vale do Contestado

Vale do Contestado: Região Turística do Estado de Santa Catarina Não deixe de conhecer toda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775