Home / Atrações Turísticas / Grande Oeste

Grande Oeste

Grande Oeste: Região Turística do Estado de Santa Catarina

Vamos conhecer hoje o Grande Oeste Catarinense, mais uma opção de região turística no estado de Santa Catarina. A região não é grande apenas no nome, a região é tão extensa que faz até fronteira com nossos hermanos na Argentina, a economia por lá gira em torno da agropecuária. Saiba que o turismo por lá é muito procurado pelos turistas por conta de suas belezas, são paisagens incríveis, muita cultura em especial a influenciada por seus colonizadores. Se você é amante de esportes de aventura, se prepare para encarar as quedas d’água, corredeiras e cânions.

Grande Oeste SC
Grande Oeste SC

A agropecuária é forte por lá como citamos acima, mas também é famosa pela industrialização de alimentos, e guarda inclusive diversas grandes empresas do ramo do no nosso país. Outro ponto que vale a pena citar é a produção de maçãs, e a Festa nacional da maçã que acontece em Fraiburgo. A região conta com diversos pontos de águas termais, e muitas fazendas de campo aberto que abrigam casas no estilo colonial que chamam bastante a atenção dos turistas.

Onde Está Localizado

O Grande Oeste está geograficamente localizado entre a BR – 116 fazendo fronteira com a Argentina. O Oeste Catarinense é ume região multicultural, com imensa variedade de culturas que vão desde as influências austríacas que passam por Treze Tílias, as influências italianas marcadas no Vale da Uva e do Vinho, e as influências japonesas na cidade de Frei Rogério. Tudo se mistura, tudo se encontra, no meio de tantas influências fica as tradições e costumes gaúchos as roupas tradicionais, o chimarrão e o churrasco para fechar com chave de ouro.

Uma região cheia de história, e uma história forte. Conheça mais a respeito da Guerra do Contestado, foi ela que limitou o estado de Santa Catarina, é considerada uma das batalhas mais violentas que aconteceu em nosso país de acordo com a história, a guerra culminou em vinte e cinco cidadãos mortos. Uma revolução que deixou marcas, a aviação militar estreou nesta revolução em guerras na América do Sul, ainda há vestígios em municípios como Caçados, Irani e Curitibanos.

Estâncias de Águas Termais Para Relaxar: Vale a Pena Conhecer

Quando estiver na região, não deixe de conhecer as estâncias de águas termais de lá, elas possuem excelente infraestrutura para receber os turistas e podem ser encontradas nas cidades de Caibi, Quilombo, São Carlos e Chapecó. Não é a toda que é conhecida como a Rota das Termas, se você procura um passeio tranqüilo para descansa, este é o roteiro perfeito para você! Você vai se divertir muito e ainda vai ter diversos benefícios terapêuticos que só as fontes hidrotermais podem lhe proporcionar.

Uma Natureza Selvagem Perfeita Para Ser Desbravada Pelo Ecoturismo

O Oeste Catarinense pode lhe oferecer lindas paisagens ainda selvagens para que você possa desbravar e se encantar com as belezas de lá. São paisagens agrestes incríveis e muita natureza preservada, onde o ecoturismo pode ser realizado com tranqüilidade. Lá você pode fazer trilhas, por exemplo, em todas as cidades e grande parte dessas trilhas levam a lindas cachoeiras e cascatas que ficam escondidas no meio da mata. Diversas outras atrações como alguns parques bem estruturados para receber os turistas, opções de pesque – pagues e muitas outras atrações para os pequenos também.

Um local para viajar com os amigos ou com a família, um passei com diversão garantida para todas as idades. Seja para descansar, ou se aventurar em esportes te aventura. A Serra Catarinense tem uma região especial para o seu gosto, não deixe de visitar. Abaixo listamos ainda diversos locais que você deve incluir no seu roteiro quando for visitar o Oeste Catarinense.

Uma Região Multicultural

A região do Grande Oeste Catarinense não costuma receber muitos turistas, por conta disso não tem uma infraestrutura bem desenvolvida, não é considerada uma região muito turística. Mas mesmo assim vale a pena conhecer, os moradores da região são muito hospitaleiros e recebem muito bem os visitantes, vale à pena conhecer toda a história e cultura do local que é muito extensa retratando muito bem as colônias. O local é considerado multicultural porque guarda descendentes de vários lugares da Europa.

Então vamos conhecer os países que circundam a região, a maior parte dos moradores de lá são descendentes de italianos, e foram eles que deram início a tudo erguendo as maiores cidades daquela região, dentre elas podemos citar Xanxerê, São Miguel do Oeste e o pólo econômico Chapecó. Outro país é a Alemanha, muitos descendentes vivem ali, em Itaporanga aconteceu à primeira Oktoberfest do estado de Santa Catarina. Agora citando a população nativa, estão os gaúchos, grande parte descende de moradores das colônias do estado do Rio Grande do Sul, e é por este motivo que a tradição e costumes gaúchos são encontrados por lá.

Se Aventurando Pelo Ecoturismo

Se tem uma coisa que a região represente, podemos dizer que é o ecoturismo, muito comum na região é roteiro certo. Por lá você vai encontrar diversas opções de parques ecológicos, por exemplo, além de cânions e rios com corredeiras, principalmente em algumas regiões como São Miguel do14 Oeste, Xanxerê e Chapecó. Mas o ecoturismo da região não atende apenas os passeios tranqüilos, quem é fã de esportes radicais também vai adorar os esportes com contato direto com a natureca, algumas opções são vôo livre, trekking, canoagem, rapel, rafting, mountain bike entre muitas outras opções.

Para os turistas mais tranqüilos, que preferem uma viagem com relaxamento, tranqüilidade e paz também tem opção. Visite as fontes de água termominerais ficam nas cidades de Caibi, Águas de Chapecó, Quilombo e São Carlos. São boas opções também e atrais inúmeros turistas.

Insira este região Catarinense em seu próximo roteiro e com certeza não irá se arrepender! Nós garantimos! Portanto faça suas malas e boa viagem!

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Caminho dos Cânions

Caminho dos Cânions na Serra Catarinense

Caminho dos Cânions Se você vai viajar para o estado de Santa Catarina, deve saber …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *