Home / Atrações Turísticas / Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é muito procurada por turistas do mundo todo, as maravilhosas paisagens, inúmeros opções de passeio, e de pontos turísticos também. No inverno a procura aumenta absurdamente e você não pode deixar de conhecer de maneira alguma.

Pontos Turísticos da Serra Gaúcha
Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

As cidades que compõem a Serra Gaúcha sofrem três tipos de influências culturais por ter sida colonizada por imigrantes alemães e italianos, além da própria influência gaucha. Portanto a gastronomia do local é a melhor possível sempre muito diversificada e farta. Com influências italianas tem muitas massas e pizzas bem tradicionais da Itália, já com influências alemãs tem diversos pães muito deliciosos, e fazendo jus a tradição gaúcha muito vinho que vem das diversas vinícolas próximas dali.

A Europa no Brasil é assim que o turista se sente quando viaja para o sul do nosso país, o clima frio atrai turistas de todas as partes do mundo, especialmente de países onde não faz tanto frio quando no estado do Rio Grande do Sul. Estado das mais belas paisagens em especial no inverno, quando em muitos lugares você vai encontrar até neve, digno de cidades da Europa.

Confira Nossas Dicas de Roteiros

Cambará do Sul

Cambará do Sul fica a cerca de 200Km da capital Porto Alegre, a cidade também é muito conhecida por Aparados da Serra, o local é bastante procurado por turistas que buscam algum tipo de ecoturismo, lá tem vários cânions que chamam bastante a atenção. Por lá você tem acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra geral.

A cidade ficou ainda mais conhecida depois de ser cenário de diversas novelas globais e algumas séries de TV por conta de suas paisagens que deixam qualquer um de queixo caído. Uma dica bacana é de que os melhores meses para visitar o local são os meses de maio e agosto pois por conta de ser bem frio por lá no inverno você corre o risco de pegar um nevoeiro  e não conseguir uma boa visibilidade.

Hospedagem

Hospedagem Cambara do Sul
Hospedagem Cambara do Sul

Pesquisem bastante antes de fechar com alguma hospedagem, as opções são inúmeras e os preços podem variar bastante. Cambará do Sul é um dos municípios mais frio da Serra Gaúcha, por outro lado as hospedagens vão te manter aquecido com muito vinho, chimarrão e uma culinária deliciosa.

Culinária

A culinária do sul é sempre tudo de bom, ainda mais nesse clima frio e convidativo a aquecer o coração e o estômago. A cidade está em uma região de campo e possui clima de serra, portanto a gastronomia por aqui é chegada nos hábitos tropeiros como o carreteiro de charque, pinhão na chapa do fogão a lenha, feijão tropeiro e sempre antes ou depois de qualquer refeição um delicioso café coado na hora e em coador de pano é claro! Além das opções tropeiras você pode ainda experimentar diversas opções de outros países que influenciam a culinária gaúcha.

Atrativos Turísticos

Cânion de Itaimbezinho

O local fica em Aparados da Serra e é sem dúvida o principal ponto turístico da cidade. O cânion possui paredes que chegam a medir 5,8Km de extensão, 600 metros de largura e 720 metros de profundidade de pura emoção.

Trilhas

Confira as dicas de trilha para você conhecer, apenas três são abertas a visitação e contam com guias.

Trilha do Vértice

São em torno 45 minutos de caminhada, nada muito pesado mas que vale a  pena quando você consegue ter uma perfeita visão da cascata das andorinhas.

Trilha do Cotovelo

A trilha do cotovelo tem como atrativo o famoso véu da noiva e um local onde se tem a vista panorâmica do cânion de itaimbezinho, toda a trilha pode levar em média duas horas e meia de caminhada.

Trilha do Boi

Essa é especial para os mais aventureiros, exige um pouco mais de preparo físico, ela fica bem na parte baixa e passa por dentro do cânio. Esteja preparado para algo em torno de sete horas de caminhada.

Parque da Serra Geral

O parque é procurado por aventureiros que querem caminhar até o cânion de Fortaleza, pois sabem que de lá é possível avistá-lo e seguindo uma trilha é possível chegar até a Pedra do Segredo. O passeio todo leva em torno de três horas.

Cavalgadas
Cavalgadas Cambara do Sul
Cavalgadas Cambara do Sul

Se você gosta deste tipo de passeio, uma dica interessante é que no mês de julho acontece sempre um passeio a cavalo que leva cerca de sete dias. O passeio é cheio de aventura e diversão para todas as idades.

Gramado

Com certeza Gramado é destino certo para todos os turistas que vão para o Sul, a cidade está localizada a cerca de 135 Km de distância de Porto Alegre. Lá acontece o famoso Festival de Gramado, a cidade tem construções no estilo enxaimel, as ruas cobertas por lindas hortênsias e muito limpas. No inverno você vai encontrar muitos outros turistas por lá, além de rodas em volta da lareira para tentar aquecer do frio de inverno cheia de névoa e geadas típicas do clima de serra.

Hospedagem

Hospedagem Gramado
Hospedagem Gramado

Pesquise bastante antes de escolher o local em que irá se hospedar, uma dica importante é que se você for visitar a cidade justamente em época de Natal Luz vai precisar reservar com um ano de antecedência além de ver os preços das diárias dobrarem do dia para a noite. As opções vão de acomodações simples até hotéis de luxo. Um hotel indicado na lista dos melhores do mundo pela TripAdvisor é o Hotel Estalagem St. Hubertus.

Culinária

Em gramado nada é mais famoso que o café colonial da Serra Gaúcha, o delicioso café é muito fácil de ser encontrado em qualquer estabelecimento da cidade. As opções costumam ultrapassar 80 itens variados entre salgados e doces. A especialidade do local com certeza fica por conta dos famosos fondues. Você deve gastar alto em torno de R$25,00 a mais de R$100,00 por pessoa a depender da época do ano sem contabilizar bebidas e o serviço.

Atrativos

Passeios Tradicionais

Passar pelas fábricas de chocolates, conhecer o Mini – Mundo, o Lago Negro ou a Aldeia do Papai Noel são passeios obrigatórios por lá. Entre os meses de Novembro a janeiro o passeio certo é em época de Natal Luz, toda a cidade fica tomada por muitas luzes e brilhos.

Não deixe de visitar os parques temáticos, os museus e os passeios que contam a história e a cultura da cidade preservando todas as suas origens.

Na parte de agro turismo, é possível visitar fazendas e aproveitas a culinária degustando comidas gostosas como salaminhos, queijos, lingüiças e vinhos.

Canela

Considerado um dos mais bonitos pontos turísticos do estado do Rio Grande do Sul, Canela é parada obrigatória da Serra Gaúcha. A cidade fica a cerca de 134Km de Porto Alegre e fica na região das hortênsias. A visita a Canela vai te trazer muita paz, tranqüilidade e muita paisagens bonitas é claro. Quando estiver por lá não deixe de visitar eventos como o Festival Internacional de Teatro e Bonecos, Chocofest entre outros que movimentam a cidade.

Hospedagem

Hospedagem Canela
Hospedagem Canela

Canela é uma cidade muito procurada, por este motivo planeje sua viagem com bastante antecedência, dependendo da época do ano que você vai viajar vai ser necessário realizar uma reserva com até um ano de antecedência. Existem hospedagens para todos os bolsos, sugerimos o Hotel Fazenda Pampas que possuem apartamento luxuosos mas também espaço para acampar.

Culinária

Canela não tem um menu tão variado como Gramado, mas ainda assim é possível encontrar algumas opções entre gastronomia alemã e italiana. Se você passar pela Cascata do Caracol se aproxime do Castelinho do Caracol para  experimentar a torta com creme de nata e também o sorvete e chá de maçã, você não vai se arrepender.

Atrativos

Alpen Park

Para os mais aventureiros, o Alpen Park oferece arvorismo, tirolesa, rapel e rafting além de muita emoção e aventuras radicais.

Parque do Caracol

Se você é da turma do deixa disso e busca programas mais tranqüilos, opte por caminhas leves e trilhas pelo parque. Não deixe de conhecer a Cascata do Caracol que possui cerca de 130 metros de queda.

Bondinho

Desde fevereiro do ano de 2014 já é possível fazer uma passeio de bondinho atravessando o completo Parques da Serra.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é famosa por fazer parte da rota do vinho, não é a toa que é considerada capital da Uva e do Vinho no Brasil. A paisagem incrível fica por conta das parreiras, e também por rios, cachoeiras, vales, túneis e cavernas, dessa forma é possível perceber que tem atrativos para todos os gostos. A cidade fica a apenas 120 Km da capital.

Hospedagem

Hospedagem Bento Gonçalves
Hospedagem Bento Gonçalves

Aqui você vai encontrar vinícolas por todo lado, inclusive em hotéis e pousadas como, por exemplo, as pousadas Villa Valduga e Don Giovanni. Se sua hospedagem não tem uma dentro dela pode ter certeza que ao menos o frigobar está abastecido com vinhos e sucos.

Culinária

Você não vai ter dificuldade de encontrar comida boa por aqui, o forte da cidade são carnes e massas. Sugerimos o restaurante Casa di Paolo, o local possui um dos melhores galetos do Brasil, ao menos é o que dizem os turistas que passam por lá.

Atrativos

Não deixe de visitar as vinícolas de Bento Gonçalves, com certeza é o atrativo mais procurado, ao final da visita curta uma deliciosa degustação de diversos sabores, fique atento, pois a maioria delas fica no Vale dos Vinhedos. O passeio mais famoso com toda a certeza do mundo é o de Maria Fumaça que leva até Garibaldi e Carlos Barbosa, o percurso também conta com degustação de vinhos. Guarde um espaço na agenda para conhecer e visitas algumas parreiras onde são cultivadas cerca de 45 tipos de uvas.

Caxias do Sul

A cidade de Caxias do Sul é um local perfeito para amantes de vinho e espumantes, já que lá acontece a tradicional festa nacional da uva, sempre no mês de fevereiro, com degustação de bebidas, espetáculos musicais e de dança e alguns desfiles de carros alegóricos. O município fica a apenas 128Km de Porto Alegre.

Hospedagem

Hospedagem Caxias do Sul
Hospedagem Caxias do Sul

Nossa dica é para quem não quer saber de muita movimentação e busca um local tranqüilo para ficar, procure pelo Hotel Samuara. O hotel está localizado em um prédio antigo da década de 50 com muito verde em volta. Caxias do sul tem opções para todos os gostos e bolsos, de locais econômicos até hotéis super luxuosos como o Blue Tree Towers.

Culinária

Se você estiver em Caxias do Sul não deixe de experimentar os pratos típicos, em especial o famoso galeto temperado com sal e vinho branco, os turistas adoram! Neste prato o galeto é asado na brasa de carvão e depois servido com sopa de capelete, polenta, maionese e massas caseiras em formato de rodízio.

Atrativos

Em Caxias do sul você vai encontrar muitas opções de lazer, no roteiro urbano por exemplo existem muitas coisas bacanas para conhecer, visite a Vinícola Forqueta que é um museu da Uva e do Vinho, lá da pra conhecer muitas coisas legais como por exemplo os maquinários e objetos que eram usados ali ainda no final do século 19. Um local curioso para quem gosta de história é o Château Lacave,  o local é uma linda réplica de castelo medieval e conta até com funcionário caracterizados.

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Vale do Contestado

Vale do Contestado

Vale do Contestado: Região Turística do Estado de Santa Catarina Não deixe de conhecer toda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *