Home / Atrações Turísticas / Salesópolis – Onde Nasce o Tietê

Salesópolis – Onde Nasce o Tietê

Salesópolis – Onde Nasce o Tietê

Salesópolis é onde se encontra as nascentes do rio Tietê, estância turística localizada na região metropolitana de São Paulo, é cercada por resquícios da Mata Atlântica. Além do Tietê a cidade ainda é banhada pelos rios Paraitinga, claro e Córrego do Alegre. A cidade tem uma grande área de Mata Atlântica preservada, são reservas florestais das quais a cidade se orgulha.

Salesópolis - Onde Nasce o Tietê
Salesópolis – Onde Nasce o Tietê

Além disso, há a famosa cachoeira do ponto e da porteira preta, uma linda cachoeira que fica a apenas sete quilômetros da cidade, com fácil acesso e muito frequentada.

O Parque das nascentes do Rio Tietê é sem dúvida o local mais visitado da estância, a nascente é protegida por lei, mas é permitido a visitação. É lá também que está A Usina do Parque na primeira queda d’água do Tietê, antiga usina da Light.

A cidade conta com boa infraestrutura para receber visitantes. Seus hotéis-fazendas nas cercanias da cidade são o refúgio perfeito para quem quer curtir um ambiente carregado de história.

Turismo em Salesópolis

Se eu te contar que você pode beber a água do rio Tietê você vai acreditar? Claro que não né? Mas em Salesópolis isto é possível, é lá que nasce este rio tão famoso no estado de São Paulo. O ponto mais famoso e visitado é o Parque Nascente do Tietê, a área é preservada e está localizada no meio da Serra do Mar. Para visitá-lo você precisa fazer um agendamento antes, isso serve tanto para turistas quanto para as moradores, depois é só aproveitar para curtir as trilhas e depois de tanta caminhada tomar uma água limpinha das torneiras abastecidas pela nascente do rio Tietê.

Famosa por suas nascentes, Salesópolis também foi presenteada com lindas cachoeiras como, por exemplo, da Cachoeira do Tobogã, da Porteira Preta e a do Ponto. A cidade é completamente cercada pelo verde, além de usinas e barragens que completam a paisagem além de muita história através de construções datadas do século 18.

Se estiver com tempo, uma dica que vale a pena é seguir viagem até o famoso distrito de Nossa Senhora dos Remédios, leve uma câmera para registrar as lindas paisagens cheias de flores e vasos ornamentais, o local foi escolhido a dedo por imigrantes japoneses para ser transformado neste cenário incrível.

Pontos Turísticos de Salesópolis

Uma cidade que guarda tantas nascentes não poderia deixar de estar protegida pela Lei dos Mananciais. Seus pontos turísticos chamam a atenção de todos, sejam de região metropolitana de São Paulo ou de qualquer ponto do Brasil. Confira abaixo a enorme lista de pontos que você não pode deixar de visitar quando estiver por lá.

Nascentes do Rio Tietê

Ponto de parada obrigatória, o Parque Estadual das Nascentes do Rio Tietê nasceu no ano de 1996 e fica no bairro da Pedra Rajada, afastado a apenas 17Km da cidade, para chegar lá basta pegar a estrada das Pitas. O parque é enorme e possui no seu total 134 hectares, sendo que 9,6Km dele já fazem parte de proteção ambiental, lá ficam inúmeros olhos d’água que no final formam o tão conhecido Rio Tietê.

A área de Mata Atlântica tem uma vegetação bem específica conhecida como floresta ombrófila densa, as arvores da região chegam a ultrapasar a medida de 25 metros de altura, por lá também você vai encontrar diversas plantas ornamentais e arbustos. A flora intacta fica por conta das orquídeas como a famosa chuva de outro, a guaçatonga, o cedro, a canela amarela entre outros. Já a fauna é rica também, e lá você pode encontrar peixes como guarús, lambaris e cascudos, aves como saí-azul, juriviara e pitiguari, ainda animais selvagens como cachorro do mato e a jaguatirica.

O ingresso do parque gira em torno de R$3 e funciona de segunda a segunda das 9 da manhã ás 17h.

Estrada do Pico Agudo, altura do Km 6 – Bairro da Pedra Rajada. 

Dita Parente

Antigamente quando a cidade ainda era conhecida como São José do Paraitinga funcionava ali o Mercado Municipal que é considerado patrimônio histórico da época em que o povoado de Salesópolis foi colonizado. Localizado na Rua XV de Novembro, N º 760 atendia produtores da zona rural como uma espécie de centro comercial.

Casarão Senzala

O espaço guarda muita histórica, o local ficou conhecido como ponto de “pouso”, pois funcionava como ponto de compra e venda de escravos, as negociações eram claro feitas de forma clandestinas, por este motivo era chamada de Rota Clandestina dos Escravos. Mesmo depois de tanto tempo as pessoas que cuidam dali fazem o máximo de esforço para conseguir manter a estrutura como era antigamente. O casarão também era conhecido como Rota do Sal, já que por muitos anos era ali que os comerciantes que vinham da Capital ou do Vale do Paraíba para comercializar produtos.

O espaço está localizado na Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, Km 103 e funciona de terça a domingo das 8 da manhã ás 17h, aos domingos das 11h30min as 15h30.

Parque da Usina

O parque fica localizado a cerca de  7Km do centro e pode ser acessado através da Estrada dos Mirandas, lá dentro é possível visitar a Cachoeira do Tobogã e a Usina da Light que foi construída no ano de 1912.  A Usina Light possui cerca de 200 hectares de área total, a usina foi capaz de produzir energia elétrica com a primeira queda d’água do próprio rio Tietê, a queda existe até hoje e possui 73 metros de altura, a usina foi capaz de abastecer o Vale do Paraíba e cidades do Alto Tietê.

Férias no Museu da Energia de Salesópolis

Um passeio cultural para pessoas de todas as idades é visitar o Museu da Energia de Salesópolis no mês de janeiro, mas precisamente de 8 a 31 de janeiro, lá é possível realizar trilhas em grupos de até 15 pessoas, além de aprender mais sobre a Mata Atlântica, poluição, expansão agrícola e modelos de urbanização. Uma visita cheia de aprendizados que promove a interação entre o ser humano e a natureza onde é possível conhecer os impactos negativos da interferência humana no meio ambiente.

Quem mantém o Museu é a Fundação de Energia e Saneamento que nasceu em 1998, o museu não existe apenas em Salesópolis embora seja a única cidade do alto Tietê. Mas no estado de SP você pode encontrá-lo em Brotas, Rio Claro, Santa Rita de Passa Quatro, São Paulo e Jundiaí. O projeto foi idealizado a fim de disponibilizar o acervo de material e imaterial a respeito do setor energético de nosso país e para valorizar o patrimônio. Geralmente são encontrados em imóveis históricos com coleções de diversos objetos e exposições educativas. O museu funciona de terça – feira a sábado das 10h ás 14h.

O local está localizado na Estrada dos Freire no contorno da barragem, Km 6

Endereço: Estrada dos Freire/contorno da barragem, km 6  Informações no telefone: (11) 4696-8131.

Salesópolis, Uma Cidade Histórica

Conhecido como Berço do Tietê, a cidade de Salesópolis antigamente conhecida como São José do Paraitinga nasceu no período colonial, à cidade fica no meio de rotas comerciais que faziam a ligação de São Paulo e Jacareí ao litoral. O município que está localizado no estremo leste da Região Metropolitana tem uma área de 427 metros quadrados, e cerca de 98% é protegido pela Lei dos Mananciais. Por todos estes motivos e pela cidade ter tido uma participação histórica muito importante que hoje em dia vive do turismo.

O Que Conhecer em Salesópolis

Barragem de Ponte Nova

Um local bacana para a realização de caminhadas, o local é um dos tantos reservatórios do sistema produtor do Alto Tietê, no passeio é possível conhecer como é formada uma barragem e como ela funciona. Lá é possível conhecer também o radar metereológico que funciona prevendo chuvas com até 5 horas de antecedência e alcança um raio de 200Km.

Parque das Nascentes do Tietê

Mais uma opção para trilhas e outras observações é o Parque das Nascentes do Tietê, o local é tombado pelo Patrimônio Histórico e lá você vai poder conhecer as nascentes do rio Tietê ( Conhecido também como Rio dos Bandeirantes), este que nasce no reverso da Serra do Mar e corre contra o mar atravessando todo o estado de São Paulo.

Museu da Energia

Um passeio cheio de histórica e cultura na Usina Parque de Salesópolis, lá você vai aprender sobre a história e o uso consciente da energia elétrica, a hidrelétrica do século XX é praticamente um museu vivo. Especialmente as crianças vão aprender interagindo através de jogos ou realizando trilhas pela mata.

Cachoeira do Casarão do Chá e Trilha Mata Atlântica

Pertencente ao Vale do Paraíba o casarão foi construído no início do século XX, bem na época do café. Aqui a diversão é garantida, dá para fazer trilha pela Mata Atlântica conhecendo toda fauna e flora da região, nadar na cachoeira e muito mais, tudo isso aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo.

Senzala

A história do local é bem preservada, a sua estrutura ainda é a original da época. A construção de Taipa de pilão e pau a pique na verdade não era uma senzala. O local como já dissemos aqui era utilizada como ponto de compra e venda de escravos. Também era ponto e comercialização de produtos para os comerciantes da capital e do vale do Paraíba, por este motivo também conhecida como rota do sal.

Cinturão Verde

O local compreende algumas cidades como Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, parte de Suzano e Salesópolis. A área é responsável pela produção de horti-fruti-fungi-flori-granjeiros importante para abastecer grandes centros brasileiros como Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

City Tour

Uma sugestão de city tour a ser realizado em Salesópolis é o que leva a visitação do centro histórico acompanhando de guia para contar toda a história da cidade, depois pode visitar a grande e magnífica Igreja Matriz de São José, aprendendo sobre como a cidade se desenvolveu e o Três Poderes.

Caso tenha interesse procure pela Tiete Turismo através do e-mail: horti-fruti-fungi-flori-granjeiros ou pelo Whatsap (11) 9 9888-3147 ou faça reservas através do (11) 4696 – 1761.

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Vale do Contestado

Vale do Contestado

Vale do Contestado: Região Turística do Estado de Santa Catarina Não deixe de conhecer toda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *