Home / Atrações Turísticas / Vale do Contestado

Vale do Contestado

Vale do Contestado: Região Turística do Estado de Santa Catarina

Não deixe de conhecer toda a história do Vale do Contestado em Santa Catarina, o local foi cenário da Guerra do Contestado que é considerada uma das revoltas mais sangrentas da história do nosso país e aconteceu de 1912 a 1916.

Vale do Contestado
Vale do Contestado

A guerra aconteceu porque uma empresa note – americana conhecida como Brasil Railway Company acionou forças policiais para que os sertanejos desapropriassem suas terras para ceder à empresa. Por conta disso o Monge José Maria liderou cerca de 20 mil sertanejos para lutar contra as forças policiais. Hoje em dia esta história triste ficou lá no passado e o local é completamente tomado por diversos atrativos turísticos e culturais, além de lindas paisagens e uma ótima infraestrutura gastronomia e hoteleira para receber os turistas.

Rota da Amizade

Não é a toa que o local ficou conhecido com a Rota da Amizade, é tanta hospitalidade que encantam os turistas que passam por lá. O Vale é composto por sete cidades, você vai passar com Joaçaba, conhecer as águas termais em Piratuba e claro visitar as construções típicas austríacas Treza Tílias, para degustar alguns deliciosos vinhos vá até Videira e Tangará, inclua no seu roteiro até a comunidade japonesa de Frei Rogério, vai adorar passear por lá e também uma super caminhada em Fraiburgo para conhecer os pomares.

O Vale do Contestado precisa ser visitado por você, para se encantar com suas belezas naturais e sua história. Você vai adorar conhecer uma cidade tomada por uma hidrelétrica.

Deixe as belezas naturais do Vale do Contestado encantar você e descubra uma cidade inundada por uma hidrelétrica.

Natureza

O Vale é cercado por inúmeras cachoeiras e cascatas, por este motivo trás todos os anos diversos turistas que gostam de ecoturismo e para relaxar curtindo a natureza ou se aventurar nas opções de esportes de aventura. Vai conhecer também as águas termais das cidades de Piratuba, Ouro, Itá e Campos Novos. Em Itá, você não pode deixar de conhecer uma atração mega diferenciada, onde as torres de uma igreja antiga por lá nascem bem no meio de uma represa da Usina Hidrelétrica do município de Itá, que por sinal foi apresentada a população no fim do século passado. Você não vai acreditar? Uma nova cidade teve que ser construída em outro local porque a cidade foi inundada pela represa.

Agora nós vamos contar uma pouco mais sobre as cidades que compõem a região do Vale do Contestado, você vai se apaixonar por tanta riqueza natural, cultural e suas atrações.

Treze Tílias

Leve sua câmera, pois você não vai resistir a fazer muitas fotos por lá. A cidade foi colonizada por austríacos, por este motivo toda ela tem muitas influências e parece de verdade ter saído de um conto de fadas bem romântico. A Cidade é muito florida, enfeitada, é emoldurada por colinas verdes e muitas casas em estilo alpino com telhados de madeira. Percebe-se que a influência de seus colonizadores e até hoje muito forte na arquitetura, onde as casas possuem campanários nos telhados e adornos talhados. Os artesões deixaram diversas obras como esculturas em madeira, também influenciados pela cultura austríaca, os artesões são muito cuidados com suas obras, alguns deles são inclusive reconhecidos no mundo todo.

Música

A cidade também é bastante conhecida por atrações musicais, por todo o canto você vai perceber que a música é atração certa e imperdível por lá. Inclusive você pode conhecer a Banda dos Tiroleses que foi a primeira formação de banda na região, pode acreditar, ela nasceu nos navios que traziam os imigrantes. Outra atração é de grupos especialistas em folclore que através da arte retratam a história da cidade e se apresentam em diversos festivais acompanhando as apresentações musicais. Existem diversas festas que valem a pena visitar, no inverno, por exemplo, costuma acontecer a Festa da Cerveja, no mês de outubro você pode visitar o festival Tirolerfest.

Vale da Uva e do Vinho

Deixando a influência austríaca para lá, agora vamos para uma cidade influenciada pela cultura italiana. Por conta disso a arquitetura já sofre grandes mudanças, saindo dos municípios de Videira, Pinheiro Preto e Tangará. Agora a arquitetura é tomada por enormes casas quadradas, e seus telhados são agora em quatro águas, ou seja, com caimento de água pelos quatro lados. O nome do local não deixa esconder a paixão de seus moradores por vinhos, por conta disso na maior parte das casas existe uma reserva bem guardada no porão. Nessa região, as cidades foram construídas por filhos de imigrantes da Itália, eles vinham do estado do Rio Grande do Sul e por lá fizeram suas próprias vinícolas. Por este motivo a cozinha é deliciosa, e um lugar perfeito para se encontrar com a natureza.

Fraiburgo e Piratuba

Hora de se sentir em outro ambiente, agora é a vez da Alemanha. Essas cidades foram colonizadas pelos imigrantes alemães que vieram de Alsácia, na região o carro chefe é a produção de maçãs, sendo responsável inclusive por 45% da produção do país. Por este motivo não se surpreenda pela quantidade de pomares que vai encontrar andando por lá, são pomares muito extensos. Já nas margens do Rio Uruguai fica Piratuba, e onde você vai gostar de conhecer as águas termominerais que são as principais atrações da região. O local é perfeito para relaxar.

Hoje resumimos aqui um pouco das principais atrações do famoso Vale do Contestado. A região é multicultural, e dá a impressão que você está visitando diversos países ao mesmo tempo, a hospitalidade dos moradores, a cozinha maravilhosa e pela paz e tranqüilidade sem igual. Você não pode deixar de conhecer, inclua no seu próximo roteiro de viagem. Faça as malas e boa viagem!

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Caminho dos Cânions

Caminho dos Cânions na Serra Catarinense

Caminho dos Cânions Se você vai viajar para o estado de Santa Catarina, deve saber …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *