Home / Atrações Turísticas / Vale Europeu

Vale Europeu

Vale Europeu: Região Turística do Estado de Santa Catarina

Viajar para o estado de Santa Catarina é conhecer culturas diversas e apreciar influências do mundo todo. Assim também acontece no Vale Europeu, um pedacinho da Europa no Brasil através da cultura deixada por lá como lembrança.

Vale Europeu SC
Vale Europeu SC

Na Região do Vale Europeu em Santa Catarina ficam os municípios de Blumenau e Pomerode, que são cidades colonizadas por alemães. Existem na região algumas cidades que foram colonizadas por italianos como São João Batista, Rodeio e Nova Trento, hoje em dia ainda é possível apreciar a forte influência italiana em suas tradições, e costumes peculiares.

A região é bem procurada para ecoturismo, mas também é uma forte opção de turismo cultural. Na arquitetura é possível ver a forte influência européia, também presente na cozinha com pratos incríveis e também no dialeto utilizado por alguns moradores de lá que remetem bastante a seus colonizadores. A região vale uma visita, não deixe de conhecer.

O Que Fazer no Vale Europeu em Santa Catarina

Vila Germânica na Cidade de Blumenau

Blumenau não é novidade para ninguém, cidade super conhecida pelo mundo inteiro. Com influências alemãs abriga no mês de outubro a maior festa alemã do Brasil na Vila Germânica a famosa Oktoberfest. Mas saiba que o ano inteiro tem eventos incríveis em Blumenau, vale à pena conhecer os outros eventos que acontecem por lá também. Como por exemplo, durante a época de Páscoa que acontece a Osterdof, no natal você pode conhecer a Festitália e a Weihnachtsdorf. Mas mesmo fora de época os turistas visitam Blumenau o ano todo, seja para visitar as lojas, ou experimentar os deliciosos pratos servidos na Vila Germânica. E na hora de escolher um souvernir, as opções são diversas entre cervejas e roupas típicas.

As Casas Enxaimel na Cidade Pomerode

Mais uma cidade colonizada por alemães no estado de Santa Catarina, conheça Pomerode, a influência alemã de lá vem dos imigrantes da Pomerânia. A influência é forte até hoje, chama a atenção inclusive porque alguns moradores ainda utilizam algum dialeto em alemão ao se comunicarem, é realmente muito curioso. Outro ponto forte por lá que vale a pena citar é a arquitetura germânica, as suas construções chamam bastante a atenção dos turistas, afinal ainda são mais de trezentas casas ainda no estilo enxaimel o que caracteriza e muito a cultura germânica.

O Comércio de Brusque

Para os amantes de compras Brusque é o ponto certo. A cidade é famosa no Brasil todo por conta de ser um enorme centro de produção têxtil no nosso país. Não é a toda que muitos brasileiros vão até lá muitas vezes apenas para comprar no comércio diversas peças como tecidos, calçados, roupas que são de boa qualidade, mas conseguem preços bem abaixo do mercado já que são adquiridos direto da fábrica.  Então não perca a oportunidade de fazer algumas comprinhas por lá. Vale a pena!

Santuário de Santa Paulina na Cidade de Nova Trento

Uma opção de turismo religioso em meio a tantas opções de passeios pela região. O local também é bem famoso por abrigar alguns santuários da igreja católica. As opções são diversas entre igrejas, grutas e capelas por toda a região. Uma curiosidade bacana é que no vale fica o segundo destino de turismo religioso mais freqüentado do Brasil, pois é lá que fica o Santuário de Santa Paulina, a primeira santa de nosso país, não é o máximo? Caso queria incluir o passeio em seu roteiro, saiba que o local fica na cidade de Nova Trento, uma cidade colonizada por imigrantes italianos, e que também é conhecida por sua gastronomia variada entre lingüiça, queijos, cachaça e os vinhos que são produzidos por lá.

As Corredeiras do Rio Itajaí

É de esporte de aventura que você gosta? Então sabia que este é o lugar certo para você! O Vale Europeu oferece as Corredeiras do Rio Itajaí para os amantes dos esportes radicais em especial os realizados na água, o rio e seus afluentes são considerados um dos melhores para a prática de rafting em nosso país.

O Ecoturismo de Benedito Novo

Uma ótima opção de Ecoturismo no Vale fica em Benedito Novo, se você é fã de curtir a natureza e procura um destino que possa te oferecer isso, este é o lugar! Se encante com a variedade de opções em cachoeiras e trilhas, acredite as quedas d’água por lá podem chegar à altura de 100 metros. Se você também curte um esporte de aventura, saiba que por lá os esportes de aventura que são pontos fortes são: canyoning e o rapel. A cidade também guarda e mantém com muito carinho a cultura e os costumes de seus colonizadores, isso tudo fica bem visível quando você caminha pela cidade, seja na arquitetura em enxaimel ou pelos lindos jardins.

Em Santa Catarina você pode conhecer toda a cultura da Europa sem sair do país, não é incrível mesmo? O Vale Europeu vai te encantar! Faça as malas e boa viagem!

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Caminho dos Cânions

Caminho dos Cânions na Serra Catarinense

Caminho dos Cânions Se você vai viajar para o estado de Santa Catarina, deve saber …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *