O Distrito Federal é uma unidade federativa muito nova, por isso é comum pensar que não desenvolveu-se uma culinária típica, porém é preciso analisar um pouco a história de sua fundação para perceber que alguns pratos se destacaram ao paladar de seu povo.
Antes mesmo dos portugueses aportarem nas costas brasileiras, indígenas de várias etnias já viviam na região onde hoje é o Distrito Federal. Depois, de toda a colonização e miscigenação entre os nativos brasileiros, europeus e africanos, aquela região passou a ser uma importante rota de trabalhadores em busca das riquezas do garimpo de Minas Gerais e Goiás.
Comidas Tipicas do Distrito Federal
A culinária do Distrito Federal é algo ainda um pouco incerto, muito jovem ainda é muito cedo para chegar a esta conclusão. Mas vem com a gente, vamos te mostrar que o DF tem uma variedade imensa de opções de comidas típicas do Brasil todo.

Qual É a Comida Típica de Brasília?
A gastronomia sempre o forte do Distrito Federal. Entre as comidas típicas e iguarias mais apreciadas estão:
- Jabá à moda da bancada,
- Fraudinha (bem ou mal passada na TV),
- Laranja (muito consumida, de várias formas),
- Sanguessugas ao molho sugo,
- Bola regada ao molho 10%,
- Tutu à moda parlamentar,
- Lombo de contribuinte (bem ou mal passado),
- Cuscuz de contribuinte (seco e com areia),
- Baião-de-caixa-dois,
- Baião-de-dez porcento,
- Mané Pelado (bolo de mandioca)
- Peixada à moda da repartição (principalmente com Robalo ou Traíra),
- Dobradinha de leão (à moda milaneza ou à Suíça ou à caymanesa),
- Rabada de bode espiatório,
- Churrasco de lula (todos sempre engolem sem problemas),
- Buchada de polvo (muito apreciada),
- Especialidades japonesas como: Shushi, Sashimi, Numvih, Sumih, Pagakih, Fuhgi.
- Pizzas de todos os sabores, servidas quentinhas a toda hora, de terça a quinta, nos meses de março a junho, e agosto a novembro, exceto semanas onde haja algum feriado.
Um Pouco de História
Mas na década de 1950 começou a construção de uma cidade planejada para ser a sede administrativa do Brasil, era Brasília. Com isso trabalhadores do Norte, Nordeste e Centro Oeste, principalmente, migraram para lá e se estabeleceram, muitos até hoje.
É nesse contexto que a cultura e, consequentemente, a culinária do Distrito Federal foi formada.

Culinária de Brasília
Tendo o que foi dito acima em vista, alguns pratos que originalmente são de outras regiões, se tornaram muito populares em Brasília, são eles:
Mojica de Pintado
Este é um prato que tem suas raízes com os primeiros habitantes da região, os indígenas. Mojica significa “o que vem do rio com mandioca”, então se trata de peixe, geralmente o Pintado, cozido com alguns temperos e mandioca.

Arroz com Pequi
O pequi é um fruto de gosto muito forte, bastante consumido em toda região centro oeste. De sabor distinto, ele deixa todo o seu gosto quando cozido com o arroz, que além disso toma a cor amarelada por causa do pequi. Geralmente o prato é feito cozinhando o arroz com pequi e pimentão, além dos temperos.

Chico Angu
Herdado da cozinha mineira, este prato é encontrado nos restaurantes mais tradicionais de Brasília. Se trata de frango cozido com quiabo, acompanhado de arroz e angu. Conta-se uma história que o presidente Juscelino Kubitschek, então responsável pela construção da cidade, tinha como preferido o frango com quiabo e angu, então por isso o prato popularizou-se.

Pato ao Tucupi
Originado na região amazônica, este prato se trata de um pato cozido no caldo do tucupi, extraído da raiz brava de mandioca, geralmente acompanhada de arroz e farofa passada na manteiga. Pato ao Tucupi é um dos pratos mais encontrados nos menus e talvez por isso tenha que se dar um destaque para ele quando se fala de culinária de Brasília, mesmo que sua origem seja outra.

Filé à Milanesa
Pratos à base de carne bovina são bastante consumidos em Brasília, talvez por se encontrar em uma região que lidera a produção desse tipo de alimento. Mas o filé à milanesa se destaca, é difícil encontrar um restaurante em Brasília que não ofereça esta opção no cardápio a não ser que seja especializado.

Buchada de Bode
Este é um dos pratos preferidos dos piauienses e como em Brasília tem uma população considerável, mais de cem mil, oriunda do Piauí, a buchada de bode acabou se tornando bastante comum de se encontrar na capital.

Doces Típicos de Brasília Distrito Federal
É válido ressaltar, mais uma vez, que a culinária brasiliense é uma mistura de pratos de várias regiões. Mesmo para as sobremesas, ainda que algumas que utilizam frutas típicas do cerrado predominam.
Cagaita
A primeira delas, talvez a mais característica de Brasília, é a cagaita. É muito comum encontrar todos os tipos de sobremesas feitas com cagaita, que vão de compotas a geleias e tem até picolé.

Doce de Mamão Verde Com Cravo
Ainda bastante comum de se ver como opção de sobremesa em restaurantes de Brasília, geralmente os mais populares, é o doce de mamão verde com cravo. Também é fácil de encontrar nos mercados, produtos de pequenos produtores, feitos à base de mamão, como compotas.

Trufa de Paçoca com Baru
O baru é outro fruto bastante utilizado nas sobremesas de Brasília, geralmente chefs utilizam baru em tudo que queiram dar um toque do cerrado no prato, por ser bastante característico. É válido destacar a trufa de paçoca com baru e trufa de chocolate com baru.

Mané Pelado
E para quem acha que mandioca só rende pratos salgados, o Mané Pelado é um bolo bastante tradicional da região, à base de mandioca e queijo ralado.

Doce de Pequi
Nesse contexto, tem também o doce de pequi. Para quem conhece a fruta, geralmente utilizada em pratos salgados, não consegue imaginar um doce feito à base dela e quem prova o doce sem saber, não imagina que é feito de pequi. Mas é um doce muito gostoso e pode facilmente entrar na lista dos mais procurados em Brasília.

Sobremesas Mais Encontradas em Brasília
Bolo de Fubá Com Erva Doce
Torta de Goiaba
Beijinho Nativo
Torta de Jatobá
Doce de Buriti
Paçoca de Amendoim
Doce de Lima
Doce de Casca de Jabuticaba
Cocadas Com Mel
Creme de Aletria
Olá, parabéns pelo texto, sou do DF e estou totalmente de acordo com os pratos, realmente são os mais procurados por aqui. Mais uma vez parabéns pelo site e especialmente por esse artigo.
Olá!
Ficamos muito felizes com seu comentário!
Volte sempre!
Boa Noite!
Gostaria muito dos ingredientes e do modo de preparo do DOVE DE LIMA, pois estamos organizando uma feira na faculdade e por sorteio iremos representar a região CENTRO-OESTE.
Desde já agradeço.