Home / Cultural / Comidas Tipicas do Distrito Federal

Comidas Tipicas do Distrito Federal

O Distrito Federal é uma unidade federativa muito nova, por isso é comum pensar que não desenvolveu-se uma culinária típica, porém é preciso analisar um pouco a história de sua fundação para perceber que alguns pratos se destacaram ao paladar de seu povo.

Antes mesmo dos portugueses aportarem nas costas brasileiras, indígenas de várias etnias já viviam na região onde hoje é o Distrito Federal. Depois, de toda a colonização e miscigenação entre os nativos brasileiros, europeus e africanos, aquela região passou a ser uma importante rota de trabalhadores em busca das riquezas do garimpo de Minas Gerais e Goiás.

Comidas Tipicas do Distrito Federal

A culinária do Distrito Federal é algo ainda um pouco incerto, muito jovem ainda é  muito cedo para chegar a esta conclusão. Mas vem com a gente, vamos te mostrar que o DF tem uma variedade imensa de opções de comidas típicas do Brasil todo.

Comidas Tipicas do Distrito Federal
Comidas Tipicas do Distrito Federal

Qual É a Comida Típica de Brasília?

A gastronomia sempre o forte do Distrito Federal. Entre as comidas típicas e iguarias mais apreciadas estão:

  • Jabá à moda da bancada,
  • Fraudinha (bem ou mal passada na TV),
  • Laranja (muito consumida, de várias formas),
  • Sanguessugas ao molho sugo,
  • Bola regada ao molho 10%,
  • Tutu à moda parlamentar,
  • Lombo de contribuinte (bem ou mal passado),
  • Cuscuz de contribuinte (seco e com areia),
  • Baião-de-caixa-dois,
  • Baião-de-dez porcento,
  • Mané Pelado (bolo de mandioca)
  • Peixada à moda da repartição (principalmente com Robalo ou Traíra),
  • Dobradinha de leão (à moda milaneza ou à Suíça ou à caymanesa),
  • Rabada de bode espiatório,
  • Churrasco de lula (todos sempre engolem sem problemas),
  • Buchada de polvo (muito apreciada),
  • Especialidades japonesas como: Shushi, Sashimi, Numvih, Sumih, Pagakih, Fuhgi.
  • Pizzas de todos os sabores, servidas quentinhas a toda hora, de terça a quinta, nos meses de março a junho, e agosto a novembro, exceto semanas onde haja algum feriado.

Um Pouco de História

Mas na década de 1950 começou a construção de uma cidade planejada para ser a sede administrativa do Brasil, era Brasília. Com isso trabalhadores do Norte, Nordeste e Centro Oeste, principalmente, migraram para lá e se estabeleceram, muitos até hoje.

É nesse contexto que a cultura e, consequentemente, a culinária do Distrito Federal foi formada.

Brasilia DF
Brasilia DF

Culinária de Brasília

Tendo o que foi dito acima em vista, alguns pratos que originalmente são de outras regiões, se tornaram muito populares em Brasília, são eles:

Mojica de Pintado

Este é um prato que tem suas raízes com os primeiros habitantes da região, os indígenas. Mojica significa “o que vem do rio com mandioca”, então se trata de peixe, geralmente o Pintado, cozido com alguns temperos e mandioca.

Mojica de Pintado Brasilia DF
Mojica de Pintado Brasilia DF

Arroz com Pequi

O pequi é um fruto de gosto muito forte, bastante consumido em toda região centro oeste. De sabor distinto, ele deixa todo o seu gosto quando cozido com o arroz, que além disso toma a cor amarelada por causa do pequi. Geralmente o prato é feito cozinhando o arroz com pequi e pimentão, além dos temperos.

Arroz com Pequi Brasilia DF
Arroz com Pequi Brasilia DF

Chico Angu

Herdado da cozinha mineira, este prato é encontrado nos restaurantes mais tradicionais de Brasília. Se trata de frango cozido com quiabo, acompanhado de arroz e angu. Conta-se uma história que o presidente Juscelino Kubitschek, então responsável pela construção da cidade, tinha como preferido o frango com quiabo e angu, então por isso o prato popularizou-se.

Chico Angu Brasilia DF
Chico Angu Brasilia DF

Pato ao Tucupi

Originado na região amazônica, este prato se trata de um pato cozido no caldo do tucupi, extraído da raiz brava de mandioca, geralmente acompanhada de arroz e farofa passada na manteiga. Pato ao Tucupi é um dos pratos mais encontrados nos menus e talvez por isso tenha que se dar um destaque para ele quando se fala de culinária de Brasília, mesmo que sua origem seja outra.

Pato ao Tucupi Brasilia DF
Pato ao Tucupi Brasilia DF

Filé à Milanesa

Pratos à base de carne bovina são bastante consumidos em Brasília, talvez por se encontrar em uma região que lidera a produção desse tipo de alimento. Mas o filé à milanesa se destaca, é difícil encontrar um restaurante em Brasília que não ofereça esta opção no cardápio a não ser que seja especializado.

Filé a Milanesa Brasília DF
Filé a Milanesa Brasília DF

Buchada de Bode

Este é um dos pratos preferidos dos piauienses e como em Brasília tem uma população considerável, mais de cem mil, oriunda do Piauí, a buchada de bode acabou se tornando bastante comum de se encontrar na capital.

Buchada de Bode Brasilia DF
Buchada de Bode Brasilia DF

Doces Típicos de Brasília Distrito Federal

É válido ressaltar, mais uma vez, que a culinária brasiliense é uma mistura de pratos de várias regiões. Mesmo para as sobremesas, ainda que algumas que utilizam frutas típicas do cerrado predominam.

Cagaita

A primeira delas, talvez a mais característica de Brasília, é a cagaita. É muito comum encontrar todos os tipos de sobremesas feitas com cagaita, que vão de compotas a geleias e tem até picolé.

Picolé de Cagaita Brasília DF
Picolé de Cagaita Brasília DF

Doce de Mamão Verde Com Cravo

Ainda bastante comum de se ver como opção de sobremesa em restaurantes de Brasília, geralmente os mais populares, é o doce de mamão verde com cravo. Também é fácil de encontrar nos mercados, produtos de pequenos produtores, feitos à base de mamão, como compotas.

Doce de Mamão Verde Com Cravo Brasilia DF
Doce de Mamão Verde Com Cravo Brasilia DF

Trufa de Paçoca com Baru

O baru é outro fruto bastante utilizado nas sobremesas de Brasília, geralmente chefs utilizam baru em tudo que queiram dar um toque do cerrado no prato, por ser bastante característico. É válido destacar a trufa de paçoca com baru e trufa de chocolate com baru.

Trufa de Paçoca Com Castanha de Baru Brasilia DF
Trufa de Paçoca Com Castanha de Baru Brasilia DF

Mané Pelado

E para quem acha que mandioca só rende pratos salgados, o Mané Pelado é um bolo bastante tradicional da região, à base de mandioca e queijo ralado.

Mané Pelado Brasilia DF
Mané Pelado Brasilia DF

Doce de Pequi

Nesse contexto, tem também o doce de pequi. Para quem conhece a fruta, geralmente utilizada em pratos salgados, não consegue imaginar um doce feito à base dela e quem prova o doce sem saber, não imagina que é feito de pequi. Mas é um doce muito gostoso e pode facilmente entrar na lista dos mais procurados em Brasília.

Doce de Pequi Brasilia DF
Doce de Pequi Brasilia DF

Sobremesas Mais Encontradas em Brasília

Bolo de Fubá Com Erva Doce

Torta de Goiaba

Beijinho Nativo

Torta de Jatobá

Doce de Buriti

Paçoca de Amendoim

Doce de Lima

Doce de Casca de Jabuticaba

Cocadas Com Mel

Creme de Aletria

 

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Delivery de Marmitex de Comida Saudável em Lorena - SP

Delivery de Marmitex de Comida Saudável em Lorena – SP

Neste artigo você encontrará os principais restaurantes que possuem marmitex saudável e gastronomia funcional na cidade …

3 Comentários

  1. Olá, parabéns pelo texto, sou do DF e estou totalmente de acordo com os pratos, realmente são os mais procurados por aqui. Mais uma vez parabéns pelo site e especialmente por esse artigo.

  2. Boa Noite!

    Gostaria muito dos ingredientes e do modo de preparo do DOVE DE LIMA, pois estamos organizando uma feira na faculdade e por sorteio iremos representar a região CENTRO-OESTE.

    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *