Home / Ecoturismo / A Rota Ecológica de Alagoas

A Rota Ecológica de Alagoas

A Rota Ecológica de Alagoas

Gosta de um lugar tranqüilo para viajar? Fugir da muvuca, ter privacidade em um local quase que particular? Então você vai se encantar com este paraíso localizado em Alagoas.

Mas seja rápido, os turistas não vão demorar a descobrir este paraíso brasileiro.

A Rota Ecológica de Alagoas
A Rota Ecológica de Alagoas

Na Rota Ecológica, localizado ao norte do estado de Alagoas você vai encontrar tranqüilidade, lindas praias bem pouco visitadas, água do mar em uma temperatura agradável, lindas piscinas naturais e boa comida. Quer mais o que?

Localizado perto da Costa dos Corais é um lugar ainda pouco visitado pelos turistas tornando – o selvagem, porém de uma beleza paradisíaca!

O local fica na região que se inicia em Maceió e termina em Recife, é uma área bem preservada e famosa por ser o segundo maior banco de arrecifes do mundo! Já imaginou?

Turismo Sustentável

É possível encontrar várias formas de turismo sustentável por ali, há uma grande preocupação em manter a natureza intacta e livre das interferências humanas como lixo entre outros descuidos. Passeios de jangada através do Rio Tatuamunha levam os turistas até o conhecido Santuário do Peixe boi. Lá é realizado um lindo trabalho de reabilitação de filhotes que serão inseridos novamente na natureza.

A Rota Ecológica de Alagoas

Todo o caminho segue a seguinte rota: Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga, a região se mantém protegida especialmente por conta da principal rodovia do litoral de nosso país estar bem afastado da costa.

Nem o Google maps consegue indicar com precisão a chegada na costa, existe um atalho bem rápido que pode ser feito  com balsa de Porto das Pedras até Japaratinga, através dele você chega 40 minutos antes em relação ao caminho tradicional.

Rio Camaragibe

Se a maré estiver baixa, aproveita para admirar a foz deste lindo rio. Cercado por bancos de areia o local tem piscinas de águas cristalinas que não ultrapassaram seu tornozelo, você encontrará apenas alguns pescadores passando por ali. Indo em direção ao norte, logo você chegará a Praia do Marceneiro e andando mais um pouco chegará a Praia do Riacho.

São Miguel dos Milagres

Considerada a praia mais azul do Brasil, a pequena cidade bem charmosa e com cara de interior, daquele jeito que a gente gosta abriga um povo humilde e receptivo.

Praia do Toque

Depois de passar por  São Miguel dos Milagres as coisas começam a ficar mais sofisticadas e é possível encontrar pousadas bem mais “chiques”. Alguns exemplos são pousada do Caju, pousada do Toque, pousada Origami, pousada da Amendoeira entre outras.

Porto da Rua

Porto da Rua é um pequeno povoado de praia onde se encontram alguns restaurantes para que você possa se alimentar, eles ficam na beira da praia conferindo uma vista incrível! Algumas sugestões são: Peixada da Júlia, Restaurante do Enildo, Luna Bar, Barraca do Tibiro. Para se hospedar temos algumas opções de pousadas bem bacanas: Pousada Côté Sud, Pousada do Sonho, Pousada Vila Pantai e Hotel Costa dos Corais.

Porto das Pedras

Em Tatuamunha você vai encontrar um cenário espetacular!  Rio e mar, isso mesmo! Neste local o rio passa paralelo ao mar, por eles existem passarelas de onde é possível curtir a beleza de um lugar privilegiado, se quiser se hospedar por lá a única opção de pousada é a Pousada Borapirá.

Pousadas de Charme

São pequenas pousadas com poucos quartos, logo conferem certa privacidade ao hóspede, algumas possuem serviços exclusivos.

Pousadas de Charme
Pousadas de Charme

Na hora de escolher sua pousada, saiba que você deve analisar muitos pontos importantes antes de escolher um local para chamar de seu por alguns dias. Analise se a viagem será feita só, em casal ou em família é importante. Pesquise se o local aceita crianças ou animais de estimação tornará sua estadia mais tranqüila e sem imprevistos desagradáveis. Caso a pousada possua piscina você terá ainda um refúgio na pousada caso esteja cansado demais para sair por ai. Importante salientar que a maioria das pousadas do local possuem jantar, já que sair para comer ou passear por lá a noite não é algo comum.

A Melhor Maneira de Programar o Passeio 

Algumas dicas são importantes para que você consiga percorrer toda a rota e conhecer cada pedacinho sem stress e sem gastar muito, claro.

É importante fazer o possível para conhecer cada praia deste cantinho especial, então pode ser que seja necessário a escolha de mais de uma pousada para aproveitar bem o tempo. Uma dica bacana que podemos lhe dar é a de escolher uma pousada entre o trecho Barra de Camaragibe-São Miguel-Porto de Pedras e uma outra pousada no trecho Japaratinga.

Essa dica é importante porque essa parte do passeio necessita de uma travessia de balsa entre Japaratinga e a parte sul. Dessa forma se você escolher um local que fique em qualquer parte ao sul tornará o seu deslocamento muito mais proveitoso. Depois é só escolher uma estadia em Japaratinga e pronto!.

Visite no Verão

E fuja da chuva! O verão é a melhor época para que as chuvas não estraguem seu passeio, na primavera ou outono ainda tem dias chuvosos, por mais que sem menos freqüentes. De olho nas mudanças da lua procure ir em épocas de lua cheia ou lua nova, dessa forma você fica de olho nas oscilações das marés que acontecem por lá.

Visite A Rota Ecológica AL No Verão
Visite A Rota Ecológica AL No Verão

Para ter certeza que encontrará a paz e o sossego que está buscando fuja também de épocas como réveillon e carnaval, durante este período é certeza que pegar muito movimento por lá. Mesmo que pegue outros feriados durante o ano ainda assim conseguirá encontrar tranqüilidade.

Como Chegar

De carro é muito simples chegar. Você pode até mesmo alugar um carro para a sua viagem, qualquer dúvida você pode consultar seu amigo Google maps! Como demos a dica lá em cima apenas não se esqueça, se estiver saindo de Maceió indo para Japaratinga não utilize a balsa e utilize a estrada que o Google maps indica.  Agora se estiver saindo de Recife e indo para Porto das Pedras, São Miguel dos Milagres ou Barra do Camaragibe é super indicado que você utilize mesmo a balsa. Lembrando que a balsa funciona até ás 21h e tem o custo de R$ 10,00 por veículo.

Saindo de São Paulo

 

Boa viagem!

 

 

 

 

 

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

As Principais Cachoeiras de Lavras Novas - MG

Cachoeiras de Lavras Novas – MG

Lavras Novas é distrito de Ouro preto e fica a 19km de lá e cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775