Home / Ecoturismo / Natureza / Itajubá

Itajubá

Conheça Itajubá

Por Layal Antanios

Itajubá é mais um município do histórico Estado de Minas Gerais. O local conta com um delicioso clima temperado, que resulta na variação extrema de temperatura. A fauna e a flora são formadas por vestígios da belíssima mata atlântica, que nos deixou espécies de ipê, peroba, angico, jatobá e muito mais.

Itajuba
Itajuba

A cidade é registrada no Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico, devido aos seus diversos sítios arqueológicos histórico e também pré-históricos. Como qualquer outra cidade de Minas Gerais, não há dúvidas de que Itajubá também tem muita história para contar aos seus turistas.

Apesar de ser um local com muitos teatros – Santa Cecília, Cine Club, Auditório Eurípedes de Oliveira Pamplona e outros – o principal atrativo que mais atrai visitantes é o ecoturismo, pois a cidade integra o circuito turístico dos Caminhos do Sul de Minas. As cachoeiras também não ficam de fora do roteiro dos turistas, pois são muitas quedas d’água incrivelmente belas, como a Estância, a Pedra Vermelha, a Peroba, a Serra dos Toledos e muitas outras. Vale a pena conhecer a cidade de Itajubá se você aprecia a natureza e quer relaxar e descansar muito, da forma necessária para que você possa voltar à cidade grande com as energias carregadas. Tenha uma boa e incrível viagem para a bela cidade de Itajubá!

História Da Cidade De Itajubá

Itajubá foi fundada no dia 19 de março de 1819 e em 27 de setembro de 1848 foi emancipada. Na corrida à exploração de pedras preciosas em Minas Gerais saiba que foram descobertas as minas de Nossa Senhora da Soledade do Itagybá, lugar onde se ergueu a cidade de Delfim Moreira, na qual teve o começo da história da atual cidade de Itajubá. Ou seja, um verdadeiro apetite de ouro e pedrarias que implicaria na formação dos povoados na região sul do Estado. Vale citar que entre os arrojados e corajosos povoadores estava Miguel Garcia Velho, o fundador da primitiva Itajubá, atual cidade e município de Delfim Moreira.

Localização De Itajubá

A cidade está situada no sul do Estado de Minas Gerais, e ocupa uma área de 290,45 Km² de extensão, com população de cerca de 90 mil habitantes. Vale citar que a cidade é privilegiada em relação à localização, não apenas por estar inserido em uma rede urbana formada por cidades prósperas, com acesso feito pela BR459, mas também por causa da sua posição em relação a capitais de grande porte da região sudeste, como Belo Horizonte (445Km), São Paulo (261Km), e o Rio de Janeiro (318Km).

A cidade de Itajubá conta com 57 bairros, e o clima da região é variado. No entanto, raramente o termômetro alcança as altas ou baixas excessivas, como acontece na vizinha Maria da Fé, onde na época do inverno, o frio pode chegar a alguns graus abaixo do zero.

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

As Principais Cachoeiras de Lavras Novas - MG

Cachoeiras de Lavras Novas – MG

Lavras Novas é distrito de Ouro preto e fica a 19km de lá e cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775