Home / Ecoturismo / Piscinas Naturais de Boiopeba

Piscinas Naturais de Boiopeba

Piscinas Naturais de Boiopeba

As piscinas naturais em alto mar que tanto encantam os turistas, ficam em Moreré. A Polinésia Baiana é uma praia paradisíaca da Ilha de Boiopeba, no sul da Bahia que junto com a Ilha de Tinharé e a Ilha de Cairu, formam o único município arquipélago habitado do Brasil. As piscinas de águas quentes, calmas, cristalinas, com corais e variedades de peixes que já estão acostumados com os turistas e não se afastam com a aproximação, se formam p1600or conta da maré que sobem e descem em pouco tempo. Dão também a ideia de um aquário em pleno mar, fatores ideais para um mergulho. Uma balsa completa o cenário paradisíaco servindo mariscos e pratos típicos em mesas flutuantes.

Piscinas Naturais de Boipeba
Piscinas Naturais de Boipeba

Moreré é uma área de preservação com um toque de cidade do interior onde o tempo parece que parou, lá vivem cerca de 250 pessoas. O vilarejo possui ruas de areia e poucas opções de hospedagens e comércios.  Então, se você está atrás de um lugar tranquilo para ter sossego, descansar e aproveitar um mar quentinho e calmo,venha para Boiopeba e visite Moreré, a praia preferida dos turistas.

Para alugar equipamento de mergulho em Biopeba: (75)36536125

Praias em Boipeba

As praias desta ilha são com certeza um encanto a parte, toda a área é protegida por recifes de corais. Para que gosta de passeios de barco com certeza aqui é o lugar! Além de dar um belo mergulho e nadar por este paraíso.

Praias por aqui é o que não falta, sombra e água fresca são garantidas por aqui. Os coqueiros além de emoldurar as praias oferecem sobra pelas areias claras da ilha, e muitas palmeiras por ali colaboram também.

Praia Boca da Barra       

 A praia está localizada em perto do povoado Velha Boipeba, ela separa as ilhas de Tinharé e Boipeba, tem início da foz do rio do inferno.

Praia Tassimirim

Gosta de mergulho? Então você vai adorar mergulhar na águas rasas das piscinas naturais quase formam por aqui em tempo de maré baixa, a Praia de Tassimirim é a primeira praia que é voltada para o oceano atlântico.

Praia Cueira

Ideal para a prática de esportes aquáticos, é também ótima para nadar ou simplesmente tomar um gostoso banho de mar. Emoldurada pelos coqueiros, a praia da coeira é um enseada.

Praia de Moreré

Para quem gosta de piscinas naturais vai adorar conhecer a praia de moreré, em época de maré baixa piscinas de água morna são formadas pelos recifes que afloram por lá. Esta praia tem sua  extensão que vai até o pequeno povoado de Moreré.

Praia de Bainema

Água clara e cristalina é assim a praia de Bainema, ela é considerada a praia de maior extensão da ilha. Possui área clara e águas muito transparentes.

Passeios em Boipeba

Passeio de Lancha

Você não pode deixar de curtir um super passeio de lancha pela Ilha de Boipeba! O roteiro passa pela Ponta dos Castelhanos, a Cova da Onça e a Coroa Grande, o visual fica completo pelas piscinas naturais que estão a volta, tornando o visual quase que um cartão postal.

O passeio sai da praia da Boca da Barra em Velha Boipeba, Moreré faz parte da primeira parada dos turistas, hora de curtir as piscinas naturais dali que aparecem entre os recifes em épocas de maré baixa. Prepara a câmera, com certeza você vai querer registrar todas as belezas dali, peixinhos, estrelas do mar, lagostas, polvos e corais.     

Ponta dos Castelhanos

A praia conta com uma curiosidade, no século dezessete Madre de Diós que era um galeão espanhol naufragou seu barco por ali, por conta do acontecido a praia foi batizada como Ponta dos Castelhanos. O local é uma praia deserta muito bonita com seus recifes de corais.

Coroa Grande

Coroa Grande Boipeba
Coroa Grande Boipeba

Em época de maré baixa aparece por ali um rio chamado Rio dos Patos,  o local nada mais é que um banco de areia que existe bem enfrente ao rio que se forma.

São Sebastião

São Sebastião Povoado de Boipeba
São Sebastião Povoado de Boipeba

 O local é considerado o segundo maior povoado de Boipeba, possuindo 800 habitante, em sua maioria são pescadores que vivem da pesca por ali. O local também é conhecido como Cova da Onça, seu nome se refere a uma gruta que existe por ali bem perto da vila.

Canavieiras

Canavieiras Boipeba
Canavieiras Boipeba

Canavieiras é nada mais que um pequeno povoado onde é possível comprar ostras frescas, muitas balsas flutuantes ficam por ali comercializando a iguaria aos turistas.

Passeio de Canoa

Passeio de Canoa
Passeio de Canoa

Os passeios de canoas são bem procurados por turistas que apreciam passeios menos aventureiros, mas não menos mais bonito. Por lá é possíveis avistar as garças se alimentando dos peixes, camarões ou siris. O passeio é feito pelo manguezal.

Um verdadeiro passeio ecológico! É possível avistas os caranguejos e aratus que são vistos andando sob as raízes para não serem atacados pelo seu predador baiacu. As grandes raízes voadoras servem de ambiente de produção ara robalo e peixes que por ali vivem.  O mangue vermelho se sobressai na região por ser em maior quantidade.

Passeio Pela Mata   

Mata Boipeba
Mata Boipeba

                     

Para quem gosta de trilhas e admirar o verde, precisa curtir esse passeio incrível pela mata da região de Boipebas. Animais silvestres são encontrados por ali em meio a cipós, muitas árvores, orquídeas e belos pássaros. É comum encontrar por lá a famosa palmeira de piaçava, no meio da sombra da mata ela cresce em meio as outras árvores do local.

Serrão

Não é nada além de um pântano, por se tratar de um lugar baixo acaba guardando toda a água da chuva e pedaços de galhos, folhas e diversos outros conteúdos orgânicos que se juntam a areia fina.

Monte Alegre

Monte Alegre Boipeba
Monte Alegre Boipeba

Praticamente um mirante, de lá é possível avistar grande parte da Ilha de Boipeba e do continente por ficar bem no alto do povoado de Monte Alegre. Aproveite a sombra causada pelas arvores de mangaba e cajueiros que nascem na parte arenosa do local.

Uma madeira muito utilizada na construção naval conhecida como Jataipeba é encontrada nas enormes árvores localizadas na Mata Grande.

Como Chegar na Ilha de Boipeba

Moreré é uma praia dentro de Boiopeba, portanto tem que chegar em Boipeba primeiro e depois seguir para Moreré.

Saindo de Salvador

Mapa Como Chegar a Boipeba
Mapa Como Chegar a Boipeba

-Você pode alugar um taxi aéreo saindo do aeroporto Luis Eduardo Magalhães. A travessia demora em média 30 minutos.

-Por mar, a saída é do terminal marítimo em frente ao Mercado Modelo em Salvador. De lá saem catamarãs ou lanchas, com um trajeto em média de 2h e 30 minutos. As embarcações levam até o Morro de São Paulo onde o visitante tem que seguir o caminho em um veiculo 4×4 até Boiopeba.

– Do vilarejo de Graciosa também partem lanchas (privadas) para a Ilha

– Da rodoviária de Valença, parte um ônibus com direção ao distrito de Torrinha, com duração de uma hora e meia, de lá um barco faz conexão com Boiopeba.

Como Chegar em Moreré

Chegou em Boipeba?procure pelos trajetos até a praia de Moreré.

De lá saem lanchas que levam de duas e oito pessoas. Obs: esse trajeto dependerá das condições climáticas e do mar que com sua baixa profundidade pode causar problemas.

Trator com jardineira: para chegar até o ponto do trator é necessário caminhar por 15 minutos, o trajeto dura entorno de 20 minutos até chegar a praia e de lá é só seguir a pé até a pousada. Fique atento no caminho, há pessoas no tajeto se oferecendo para carregar as malas, sugiro que pergunte antes o preço para não ter surpresas depois.

Ou caminhando: Se você é aventureiro, vale a pena. O trajeto é possível somente com maré baixa. Do centro de Boipeba, vá até o final da Boca da Barra, lá inicia uma trilha que passa por uma região de arvores chagando até Tassimirim, siga sempre pela praia até Cueira e atravesse o Rio Oritibe com maré baixa e de preferência calcado, após o rio é só passar por uma cancela e seguir por uma trilha de coqueiros. Pronto! Já está em Moreré. Agora, se você quer ir até onde vive a comunidade tem que caminhar mais alguns metros.

Já quando a maré está alta, o caminho é único. O mesmo por onde passa  trator com a jardineira.

Portanto não existem automóveis na praia, os percursos são feitos de uma maneira que permite a conservação ambiental.

Dica importante

Se você quer chegar no mesmo dia em Boiopeba e Moreré saia de Salvador cedo.

Veja Onde Se Hospedar em Boiopeba

O lugar apenas possui pequenas hospedagens com no máximo de 10 quartos. Entre as indicadas estão: A Pousada Mangabeiras e a Pousada dos Ventos.

Pousada Mangabeiras

(75)36536153

pousada mangabeiras boipeba
pousada mangabeiras boipeba

Pousada dos Ventos

(75)36538913

Pousada dos Ventos Boipeba
Pousada dos Ventos Boipeba

Veja Onde Se Hospedar em Moreré

Entre os indicados estão o hotel Alizees Moreré em frente a praia ou o Canto de Moreré, também situado em frente a praia que aluga casas e cabanas para a temporada.

Alizees Moreré

(75)36538917

Alizees Moreré Boipeba
Alizees Moreré Boipeba

Canto de Moreré

(75)36536131

Canto de Moreré Boipeba
Canto de Moreré Boipeba

Onde Comer

Além das balsas servindo refeições em alto mar, há também restaurantes e um que tem uma ótima localização é o Paraíso, fica em frente da saída dos barcos para as piscinas naturais.

Onde Comer em Boipebas
Onde Comer em Boipebas

Temporada

Natal, carnaval e outros feriados são os períodos mais movimentados  da ilha e consequentemente o mais caros. Nos meses de julho e agosto há uma pequena temporada, mas não tão movimentada. De setembro ao começo de dezembro há sempre poucas pessoas na ilha.

Temporada em Boipeba
Temporada em Boipeba

Clima


A temperatura e média raramente ultrapassa os 30 graus e baixa de 21 graus. Chove bastante entre os meses de abril e junho, por isso algumas hospedagens e restaurantes fecham as portas.

Agências de Turismo

Agências podem organizar sua viagem. Mais informações no (75)36536017 ou (75)36536130.

 

 

 

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

As Principais Cachoeiras de Lavras Novas - MG

Cachoeiras de Lavras Novas – MG

Lavras Novas é distrito de Ouro preto e fica a 19km de lá e cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *