Home / Dicas / Passeios e Dicas Sobre a Chapada Diamantina, na Bahia

Passeios e Dicas Sobre a Chapada Diamantina, na Bahia

Localizada no interior da Bahia, a Chapada Diamantina, reserva aos turistas alguns dos cenários mais incríveis do Brasil. São vales, grutas, poços, cachoeiras, que compreendem uma biodiversidade única, e criam as paisagens perfeitas para caminhadas, esportes radicais, trilhas e passeios de jipe.

A Chapada Diamantina é ideal para os viajantes que buscam tranquilidade e isolamento, sendo que o o povoado de Vale do Capão é a escolha mais interessante para os visitantes, por contar com comunidades alternativas e ótimas pousadas.

Chapada Diamantina Bahia
Chapada Diamantina Bahia

A cidade é o destino obrigatório para os apaixonados por ecoturismo, já que quem passeia pelo local, fica impressionado não apenas com as suas belezas naturais, mas também com a consciência ecológica da população local.

Criado em 1985, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, reúne uma área de 1.520km², sendo a unidade de conservação da Chapada mais importante. Conheça a Chapada Diamantina e fique encantado com o paraíso ecológico! 

 

Cultura Chapada da Diamantina

A Chapada Diamantina possui uma cultura muito rica e diversificada como o Jarê, religião africana, algo parecido com o candomblé de caboclo; a Marujada, grupo de homens vestidos de branco e azul, como marujo, general e capitão, que desfilam pelas ruas cantando e dançando; a Folia de Reis, formada por um grupo de pessoas que sai de porta em porta para homenagear os três reis magos; o Samba de Roda, que emergiu no recôncavo baiano, no século XIX, e é uma das principais manifestações das comunidades tradicionais da Chapada Diamantina.

 

Gastronomia

A culinária, também não fica para trás. São pratos típicos da região para qualquer turista ficar com água na boca. Se visitar a Chapada você pode experimentar Godó de banana, ensopado feito com carne de sol e banana verde; Farofa de Garimpeiro, feita com carne do sol frita; Cortado de Palma, tipo de cacto muito difundido no sertão nordestino, na Chapada Diamantina acompanha pratos típicos, entre outros.

 

Vegetação

Na Chapada, a vegetação predominante é campo rupestre, mais rasteira e considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo, com mais de 100 tipos de orquídeas, inúmeras bromélias, cactos, begônias, trepadeiras e sempre-vivas. A região possui metade dos rios que banham o Estado da Bahia, o principal deles: Rio Paraguaçu. Além doa mais, a exuberância do local é tão grande que você pode nadar em águas escuras ou ultratransparentes, sendo todas elas águas limpas.

Vegetação Chapada da Diamantina Bahia
Vegetação Chapada da Diamantina Bahia

Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD)

Com uma área com cerca de 152mil hectares, é um dos maiores parques de preservação do país que foi criado em 1985, por meio do Decreto Nacional n˚91.655, com o objetivo de preservação as belezas cênicas do local. Ainda conta também com a manutenção e conservação de suas nascentes. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, que atua exclusivamente em prol das áreas de preservação.

A Chapada Diamantina é composta por 9 cidades e vilas. A mais antiga é Rio de Contas, com três conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes da Bahia, tem suas casas e ruas construídas com pedras. Além disso, foi cenário do filme Abril Despedaçado (2001), do consagrado cineasta brasileiro Walter Salles. Também, formam parte desta região Lençóis, cidade que é o portal da Chapada Diamantina e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Vale do Capão, cercado por serras com clima esotérico; Andaraí, localizada na região central da Chapada; Igatu, pequena vila que viveu o apogeu e a decadência do garimpo, possuindo sinais de sua história estampados na arquitetura e no estilo de vida; Mucugê, cidade na qual foram descobertos os primeiros diamantes da região; Palmeiras, porta de entrada para o Vale do Capão, é um dos principais destinos da Chapada Diamantina; Campos de São João, típico vilarejo da Chapada Diamantina com clima de montanha; e Ibicoara, importante pelos esportes de aventura como o rapel, o cascading, a escalada e o trekking.

 

Dicas de Passeios Na Chapada Diamantina

Antes de visitar um local a turismo, vale a pena conhecer um pouco de sua história. Na Chapada Diamantina, na Bahia, os primeiros habitantes eram índios. Depois, meados do século XVII, chegaram os negros e os portugueses, que começaram a formular uma economia à base da exploração agropecuária. Aos poucos foi sendo povoada por fazendas e comunidades quilombas e disso iniciou-se o garimpo ao descobrirem ouro e diamantes, época em que foi construída a chamada Estrada Real que ligava a Chapada de Norte a Sul no transporte de minério.

Dicas de Passeios Na Chapada Diamantina
Dicas de Passeios Na Chapada Diamantina

Após o declínio da produção de ouro, a exploração por diamantes ganhou força e foi grande responsável por trazer novos povos a região. A exploração desta pedra teve início em Mucugê (cidade que faz parte da Chapada), se expandiu para o norte e sul, criando novos povoados e cidades e, com isso, passando a denominar a região como é conhecida atualmente.

Os Passeios Mais Visitados da Chapada Diamantina

Cachoeira da Fumaça

Entre eles se encontram a Cachoeira da Fumaça, que possui 360 metros de altura, uma das maiores quedas d’água do país. Localizada no Vale do Capão pode ser acessada por uma trilha de 6 km, pela parte de cima e outra trilha de 20 km pela parte de baixo, e a Cachoeira do Buracão possui 85m de altura e seu diferencial está no seu cânion emoldurado por pedras folhadas. Localizada em Ibicoara, seu acesso é feito a pé por uma trilha de 3 km de trilha.

Cachoeira da Fumaça Chapada da Diamantina Bahia
Cachoeira da Fumaça Chapada da Diamantina Bahia

Morro do Pai Inácio

Com 1.120m de altitude, o Morro do Pai Inácio se situa no município de Palmeiras, também acessado a pé por uma pequena e íngreme trilha.

Morro do Pai Inácio Chapada da Diamantina Bahia
Morro do Pai Inácio Chapada da Diamantina Bahia

Gruta da Torrinha

Cavernas também são grande atrativo do local.  A Gruta da Torrinha é umas das cavernas com maior diversidade de espeleotemas (formações rochosas típicas de interior de caverna) do País. Pode ser acessada a pé por uma trilha de 1600 metros na caverna.

Gruta da Torrinha Chapada da Diamantina Bahia
Gruta da Torrinha Chapada da Diamantina Bahia

Gruta da Lapa Doce

Gruta da Lapa Doce possui grande quantidade de formações como estalactites e estalagmites é acessada a pé por 850 metros de trilha. Ambas estão localizadas em Iraquara.

Gruta da Lapa Doce Chapada da Diamantina Bahia
Gruta da Lapa Doce Chapada da Diamantina Bahia

Ainda podemos encontrar pela Chapada seus límpidos rios e lagos.

Rio Pratinha

Rio Pratinha Chapada da Diamantina Bahia
Rio Pratinha Chapada da Diamantina Bahia

O rio Pratinha tem águas cristalinas onde é permitido diversas atividades como flutuação, tirolesa, pedalinho e caiaque.

Poço Azul

O Poço Azul é uma gruta na qual o azul do mar é resultado da luz solar. Lá é permitido nadar e realizar flutuação.

Poço Azul Chapada da Diamantina
Poço Azul Chapada da Diamantina

Poço Encantado

O Poço Encantado tem 60 metros de profundidade e proibido para nado.

Poço Encantado Chapada da Diamantina Bahia
Poço Encantado Chapada da Diamantina Bahia

Ribeirão do Meio

O Ribeirão do Meio tem um tobogã natural e é ideal para a prática do nado. Além deles, você pode visitar o Rio Mucugezinho, o Poço do Diabo e o Marimbus, considerado o pantanal do semiárido baiano.

Ribeirão do Meio Chapada da Diamantina Bahia
Ribeirão do Meio Chapada da Diamantina Bahia

Rio Mucugezinho

Rio Mucugezinho Chapada da Diamantina Bahia
Rio Mucugezinho Chapada da Diamantina Bahia

Poço do Diabo

Poço do Diabo Chapada Da Diamantina Bahia
Poço do Diabo Chapada Da Diamantina Bahia

Marimbus

Marimbus Chapada da Diamantina Bahia
Marimbus Chapada da Diamantina Bahia

Roteiros Chapada da Diamantina Bahia

A Chapada Permite que você faça “Roteiros Especiais” por alguns pontos específicos. Um dos mais procurados, o Roteiro Volta ao Parque (que pode ser adaptado ao gosto de cada turista). Fora isso, você também pode fazer os chamados Roteiros opcionais: Volta ao Parque Aventura, com cave jump na gruta do Lapão; escalada em Lençóis, Igatu e Andaraí; rapel nas cachoeiras da Fumacinha, do Buracão e do Mosquito; trekking para as Cachoeiras do Sossego e do Mixila, volta ao parque de montain bike e passeios a cavalo; e Volta ao Parque História e Cultura, com city tours nas cidades históricas de Lençóis com visita à Casa do Garimpeiro, Mucugê e Igatu; Sítio Arqueológico Serra das Paridas e cachoeira do Mosquito; Volta ao Parque Light: Terapias alternativas no Vale do Capão e cachoeira do Riachinho; passeio de barco no Marimbus com observação de fauna e flora; Parque Municipal da Muritiba.

Para os turistas mais aventureiros, a Chapada Diamantina também oferece escalada; flutuação e canoagem; mountain bike; trekking; rapel e tirolesa; além de passeio a cavalo e quadriciclo.

Para as pessoas que não procuram nada tão radical, a dica fica por conta  dos barzinhos, dos lugares para dançar, principalmente o forró pé de serra, uma das danças típicas do nordeste e na Chapada Diamantina; e o Circo do Capão, escola de diversas linguagens artísticas e, também, um centro cultural.

Passeio Para as Crianças

A Chapada Diamantina na Bahia há muito tempo deixou de ser um programa exclusivo para gente grande.  As agências de turismo há um bom tempo já organizam roteiros turísticos na Chapada visando o interesse e o ritmo dos pequeninos; e a demanda do público infantil é grande ainda quando estamos falando de adultos que querem mais é incluir seus “pimpolhos” nas suas aventuras.  Os roteiros fora elaborados para ter paradas estratégicas nas trilhas, estimulando assim a criatividade e pró atividade nas crianças.  Em uma dessas pausas os pequenos reproduzem, em telas, os desenhos rupestres das cavernas visitadas.

Passeio Para as Crianças
Passeio Para as Crianças

É uma farra só e sem fim para os pequenos. Para complementar o passeio o menu inclui brincadeiras e uma divertida caça aos diamantes nos riachos, além de várias gincanas.

Realmente um programa original, interessante, exótico e que une as férias perfeitas para qualquer pai e mãe: uma viagem realmente divertida e emocionante, ao mesmo tempo em que podem ter a presença de seus filhos; e os mesmos genuinamente adorarem!

Aproveite esta dica e corra fazer este roteiro na Chapada Diamantina junto de suas crianças!

Pinturas Rupestres

Não deixe de apreciar em sua visita à Chapada Diamantina as Pinturas Rupestres, um dos principais patrimônios culturais dos antepassados. São pinturas que possuem de oito mil a 35 mil anos com origens ligadas aos ritos religiosos.

Turismo Rural

E por fim, o Turismo Rural na Chapada é um dos grandes destaques, devido as fazendas serem parte histórica da região que pode ser encontrado em todas a cidades da Chapada Diamantina.

Dicas Antes de Viajar 

Existem alguns pacotes para lá com roteiros para 10 dias, sem repetir programação. Uma dica interessante, se você tiver mais tempo, é recomendada uma viagem para o Pantanal que é perto da Chapada e com certeza você irá se impressionar com local.

É importante tomar a vacina da febre amarela, apenas para quem vai para a região amazônica de Mato Grosso. Pela manhã e ao cair da tarde é comum ter mosquitos próximos a rios e lagos na Chapada, recomendamos que levem repelentes em sua bagagem e também protetores solares, pois em períodos quentes, o sol costuma ser forte, é recomendável também roupas leves. Sua vegetação é o Cerrado, com grande variedade de espécies de flores perfumadas, possui também ervas medicinais, todas ameaçadas de extinção. A fauna tem como representantes principais os cágados e o jacaré-coroa, além do lobo-guará, veado-campeiro, gato-palheiro, tamanduá-bandeira e tatu canastra (ameaçado de extinção), dentre outros.

Com as dicas acima, você conhecerá uma região do Brasil, repleta de natureza por todos os lados, belas paisagens e emoções incríveis sem perrengues ou acontecimentos inesperados.

Fotos da Chapada da Diamantina na Bahia

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Costa Verde e Mar SC

Costa Verde e Mar

Costa Verde e Mar: Uma das Principais Regiões Turísticas do Estado de Santa Catarina O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775