Home / Dicas / Dicas de Arraial d’Ajuda: As Melhores Praias

Dicas de Arraial d’Ajuda: As Melhores Praias

Dicas de Arraial d’Ajuda: As Melhores Praias

Em Arraial d’Ajuda, a praia é o local ou pano de fundo para quase todos os programas. Suas águas transparentes, calmas e esverdeadas e a estrutura ao redor, com comidas típicas e bebidas fazem a alegria dos turistas que visitam o Balneário de Porto Seguro, no sul da Bahia.

Arraial d'Ajuda
Arraial d’Ajuda

Em Arraial dá para escolher, tem praia com burburinho de turistas e até para quem procura sossego total, as que formam piscinas na maré baixa e trechos com ondas fortes. Conheça os cenários praianos da vila e escolha seu preferido.

Praia do Taipe

É a praia mais afastada do centro de Arraial, fica no caminho em direção a Trancoso. Para se chegar a Taipe, é preciso passar por um caminho de terra ou partir da Praia de Pitinga, caminhando. O lugar é rodeado de falésias coloridas que chegam a 45 metros de altura e vegetação nativa. Como é a mais afastada da vila, têm ares de lugar intocado e deserto.

Suas águas verdes e transparentes chamam os visitantes para um delicioso banho de mar. Pode ser encontrado em um ponto da praia, barracas que alugam cadeiras, além de oferecerem comida e música boa. Forma piscinas na maré baixa. É ideal para quem procura sossego e privacidade. O acesso de Trancoso para Taipe, é pela chamada Estrada Velha de Trancoso.

Praia da Pitinga

Também cercada por falésias, é uma das mais procuradas de Arraial.Suas águas são calmas e formam piscinas naturais durante a maré baixa, é uma ótima praia para os banhistas. Para chegar a Pitinga, o visitante pode sair do centro da vila de carro ou ir caminhando a partir da praia do Mucugê.

As pousadas desta praia contêm uma ótima infraestrutura. Para conhecer o peixe na telha ou camarão empanado, procure pelo cardápio das pousadas e não se arrependa. A praia oferece algumas opções de esportes: a começar por uma caminhada nas areias fofas, para os aventureiros radicais, um vôo de parapente ou praticar kitesurf, caiaque e  vela; e como é um lugar onde se formam bancos de corais, há lugares próprios para mergulho conhecidos como Chapeirões de Corais. Ainda na Pitinga, há uma área mais isolada, no meio da mata, para os adeptos do naturalismo.

Praia da Lagoa Azul

É um pequeno trecho de Praia entre a Pitinga e Taipe. Pode chegar a Lagoa Azul, por qualquer uma delas. Também é cercada por uma grande falésia.

No local havia uma lagoa que deu nome a praia. Em dia chuvosos, acumula lama no poço da lagoa e os visitantes aproveitam para passar argila branca no corpo, o que segundo a lenda, mantêm a pele com aspecto saudável. Para quem quer praticar esportes, há quiosques que alugam caiaques, banana boat e equipamentos de ultraleve.

Praia de Araçaipe

É mais freqüentada pelos moradores da região. Em Araçaípe, formam-se piscinas naturais na maré baixa, ideal para o mergulho com snorkel. A presença de corais tornam a praia tranquila, é preciso somente ter cuidado com as algas que flutuam na água.

É um local com vegetação preservada, ótima para passear com crianças, pois no lugar existem restaurantes e pousadas que garantem uma estrutura para o viajante. Podem ser praticados windsurf, kite e vela na praia.  Uma de suas principais características é a grande quantidade de conchas na areia. Vindo de Porto Seguro, é necessário pegar a Estrada da Balsa para chegar em Araçaípe.

Praia Rio da Barra

É a ultima praia, fica na divisa com Trancoso. Têm dois opostos, um lado com ondas e outro com águas tranquilas e transparentes.

É cercada de lagoas, falésias e coqueiros. O acesso a praia do Rio da Barra é feito por terras privadas, é necessário pagar uma taxa de estacionamento se o visitante chegar de moto taxi ou a pé, é também preciso pagar um valor mínimo da barraca. Pode chegar a pé através da praia da Pitinga ou Taipe. Já de carro, é pela estrada que leva a Trancoso.

Praia do Apaga Fogo

Fica situada as margens do Rio Bunharém, é freqüentada por famílias e crianças, devido as águas calmas e piscinas naturais que se formam com a maré baixa onde também é possível mergulhar com snorkel.

No local tem espaço para alugar equipamentos para a pratica de esportes aquáticos como o windsurf e a vela. As águas mais próximas do rio, são escuras, mais o restante é bem limpa. O Arraial d’Ajuda Eco Parque fica nas proximidades. Primeira praia a esquerda logo na chegada com a balsa.

Praia do Parracho

É a mais frequentada pelos jovens, o clube Uiki Parracho promove shows e  festas badaladas e animadas durante o verão.

Esportes radicais como o Windsurf e o mergulho também são praticados na praia do Parracho, além de esportes na areia como o vôlei e o futvolei, já que é separado por quadras. Na orla, há uma estrutura completa para atender o turista que pode aproveitar as águas para banho na maré alta e baixa. Para chegar é preciso descer a Rua do Mucugê, desde a vila central da cidade e virar a direita sentido a Pitinga.

Praia dos Pescadores

A praia possui águas calmas e uma de suas grandes atrações  é o visual.  A outra é o  mar da praia, repleto de barcos dos pescadores,  além dos peixes frescos e o arroz de polvo das poucas barracas da orla.

É frequentada principalmente pelos moradores, talvez por isso seja conhecida também como praia dos Nativos. Por ter uma beira mar com bastante espaço, pode-se jogar vôlei, futvolei  e praticar outros esportes O acesso a praia dos Pescadores é feito por meio da Praia de Araçaípe  ou por uma rua ao lado do Parque Aquático. Fica a 2,5 Km da balsa.

Praia de Mucugê

É rodeada por coqueirais e outras espécies de arvores, suas águas são transparentes e quentes.

A praia possui uma extensa faixa de areia branca e a orla possui varias barracas onde oferecem desde a pratica de esportes até cozinha internacional, que dão suporte para o visitante. Na alta temporada as festas na praia do Mucugê vão até o amanhecer. É a mais acessível, pois o acesso é feito somente pela Rua do Mucugê, em cerca de 15 minutos o turista chega no destino.

 

 

 

 

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Praias de Guarapari

As Praias Mais Famosas de Guarapari

As Praias Mais Famosas de Guarapari Conhecida também como “Cidade Saúde”, Guarapari possui diversas opções …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *