Home / Dicas / O Que Conhecer em Santa Catarina

O Que Conhecer em Santa Catarina

O Que Conhecer em Santa Catarina

Engana-se quem pensa que Santa Catarina é composto apenas de praia e programas para o verão. Santa Catarina oferece programação para as quatro estações do ano, tem passeio para o verão, para a primavera, outono e inverno. 

O Que Conhecer em Santa Catarina
O Que Conhecer em Santa Catarina

Tem atrações para todas as idades e todos os gostos, cheia de atrativos naturais Santa Catarina precisa estar na sua lista de próximos de destinos, e para te convencer preparamos uma lista com o melhor de SC. 

Urubici

Urubici é destino certo para quem busca uma viagem no inverno, a cidade é bem pequena e possui cerca de 10 mil habitantes e que adoram receber os turistas. Se você curte belezas naturais e paisagens incríveis vai adorar conhecer a cidade.

Urubici SC
Urubici SC

O local é muito rico em opções de ecoturismo, as opções são inúmeras e fica até difícil escolher. Não deixe de visitar a Cascata do Avencal, ela tem um queda d’água que ultrapassa os 100 metros de altura, de lá de cima partem grupos de tirolesa em busca de aventura descendo essa enorme queda.

Se você viajar para lá durante o inverno é bem provável que encontre neve. Não deixe de visitar super conhecida Serra do Corvo Branco, o morro da Igreja e claro a Pedra Furada. Atração famosa em SC a Pedra Furada é vista a partir do Morro da Igreja e possui uma janela natural com cerca de 30 metros de circunferência. Quase um mirante, de lá é possível ter uma vista privilegiadas das montanhas e de diversos outros pontos de SC. Um monumento natural que merece muitas fotos.

Blumenau

Blumenau é sem dúvida algumas a cidade turística mais conhecida no mundo todo, no Vale do Itajaí é o centro turístico principal. Carinhosamente conhecida como a Alemanha Catarinense chama atenção por ser muito similar a cidades alemãs e não é a toda, o local possui uma grande quantidade de descendentes de alemães. Conta à lenda que não existe gente feia no sul não é verdade? A beleza dos moradores chama muito atenção, em especial os descendentes que tomam a cidade por pessoas loiras e de olhos azuis.

Blumenau SC
Blumenau SC

Sem dúvida alguma a atração mais famosa de Blumenau não apenas no Brasil como no mundo toda é a Oktoberfest, a atração é nada mais nada menos que a maior festa alemã feita na América Latina. Lá você vai se esbarrar com turistas do mundo toda curtindo a atração.

Outras festas de características alemãs acontecem por lá, mas não é apenas nas festas que podemos observar a influencia dos alemães não, caminhando por lá você vai perceber isso em cada traço seja na comida ou nas construções.

Parque Vila Germânica e Parque Ramiro Ruediger

Quando estiver em Blumenau inclua estes parques no seu roteiro, você vai se encantar! Um programa feito para toda a família é perfeito para caminhadas já que possui mais de 45 mil metros quadrados de extensão, dá também para passear pelo bosque até realizar alguns esportes. Não deixe de conhecer.

Parque Ramiro Ruediger SC
Parque Ramiro Ruediger SC

Blumenau deve obrigatoriamente estar incluído em seu roteiro de viagem, já que é considerado um dos melhores lugares para visitar em SC.

Florianópolis

Florianópolis é a capital de Santa Catarina, carinhosamente conhecida como Ilha da Maria, passe por lá e descubra o motivo. Inclua Floripa no seu roteiro e tenho certeza que não vai se arrepender.

Destino em de praias em Santa Catarina a cidade possui mais de cem lindas praias. A cidade é formada por muitas ilhas e possui belezas naturais de tirar o fôlego, diversos turistas são sempre encontrados por lá todos os dias. A cidade conta com muitas outras atrações.

Florianópolis SC
Florianópolis SC

Anote ai: visitar a conhecida Lagoa da Conceição, curtir um agito na Jererê Internacional, as fortalezas portuguesas já que Floripa possui o maios conjunto delas no Brasil, teatros, bares e claro o maior cartão postal da cidade a incrível ponte Hercílio Luz.

Florianópolis é uma cidade incrível tanto para os turistas como para os moradores, afinal tem uma alta qualidade de vida e conhecida como a capital brasileira com o maior IDH. Foi eleita como o melhor ambiente para empreendedorismo pela ONG americana Endeavor e ainda como uma das cidades mais criativas do Brasil de acordo com a ONU.

Quando estiver por lá não deixe de aproveitar o máximo de atrações possíveis além de visitar diversos restaurantes para conhecer a gastronomia local.

Bombinhas

Destino perfeito para o Ecoturismo, Bombinhas é considerada a menor cidade do Estado. Mas este título se inverte quando consideramos suas belezas naturais, desta maneira torna-se o maior e mais bonito de Santa Catarina. O local conta com inúmeras trilhas pela Mata Atlântica, cachoeiras, opções de mergulho e surfe.

Com 75% de seu espaço preservado, Bombinhas possui lindas praias com um mar muito verde, um lindo verde esmeralda. A diversidade de peixes e outros animais marinhos por ali é imensa. Vale à pena conhecer!

Bombinhas SC
Bombinhas SC

São mais de 39 praias a sua escolha, as praias mais famosas que você não pode deixar de visitar são a praia de Bombas, Sepultura, Lagoinha e Mariscal.

Outra sugestão bacana é a pequena praia de Caixa d’Aço, a praia é pequena mais muito famosa, inclusive muito freqüentada por vários famosos como o jogador de futebol Neymar. As únicas formas de chegar lá são através de trilhas pela Mata Atlântica ou de barco.

No verão ou no inverno as praias de Santa Catarina precisam ser visitados, portando quando for não as exclua da lista mesmo se tiver fazendo frio.

Balneário Camboriú

Conhecida internacionalmente, Balnedário Camboriú é uma das praias mais agitadas de Santa Catarina concorrendo muito forte com Florianópolis e causando indecisão nos turistas, mas não se aflija! O ideal é visitar as duas.

O município tem as praias mais bonitas da região, e diversas outras opções de turismo. Em época de alta temporada a cidade é tomada por mais de 1,5 milhões de turistas e todo o canto do mundo.

Balneário Camboriú SC
Balneário Camboriú SC

Tem praia para todos os gostos, vai ficar difícil de escolher. Podemos citar inclusive a exótica e curiosa Praia do Pinho, se você for ousado vai adorar conhecer a primeira praia de nudismo do nosso país.

A Noite em Balneário é muito agitada também, com certeza não é só de belezas naturais e praias que a cidade vive. Depois de aproveitar muito durante o dia, reserve a noite para curtir as baladas e os bares de Balneário. A noite por lá é muito baladas, inclusive é conhecida por receber sempre grandes shows internacionais e nacionais.

Portando anote no seu roteiro, não deixar de visitar Balneário do Camboriú em especial em alta temporada para aproveitar o litoral. Faça as malas e boa viagem!

Atrações em Balneário Camboriú Além das Praias

Separamos 12 regiões fortes de turismo no estado que oferecem opções diversas desde esportes radicais a espaços de tranqüilidade.

Caminho dos Cânyons

Cânions do Parque Nacional Aparados da Serra

Estes cânions ficam bem na divida entre os estados de SC e RS.

Praia Grande

Aqui ficam os principais: Morro Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado.

Morro dos Conventos

Seguindo a rodovia BR 101 pelo litoral temos Araranguá com boa infraestrutura com serviços e hospedagem lá você vai encontrar o Morro dos Conventos.

Sombrio

Aqui fica a maior lagoa de água doce de Santa Catarina, visite por aqui a própria Lagoa do Sombrio, e alguns balneários como Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres. Lá você vai encontrar diversas lagoas, furnas, dunas e muitas praias com extensas faixas de areia.

Caminhos da Fronteira

Por aqui você vai se encantar pelas belezas mais selvagens das cidades, por lá é possível realizar atividades como pescaria, rapel e trekking

É uma verdadeira mistura de culturas e influências, como por exemplo dos italianos, poloneses e alemães que acabam formando uma mistura com as tradições dos imigrantes argentinos, dos paraenses e gaúchos.

Guaraciaba

Visite o Edvino Hölscher que é considerado um dos maiores museus rurais do nosso país.

Dionísio Cerqueira

Lá visite o Marco das Três Fronteiras.

Itapiranga

Foi onde tudo começou, a cidade abrigou a primeira Oktoberfest do estado.

Vale das Águas

Quilombo

Quilombo não faz parte do Vale das Águas a toda, lá é Possi encontrar diversos locais com águas termais, como por exemplo, em São Carlos, Águas de Chapecó, Quilombo e Palmitos. Para passeios de barco e nadar um pouco siga até uma das cidades pelas quais passa o Rio Uruguai. Mas o maior atrativo com certeza é a cachoeira Salto Saudades, a cachoeira é formada por muitas quedas d’água no Rio Chapecó.

Formosa do Sul

Em Formosa do Sul não deixa de fazer o turismo religioso, não deixe de visitar alguns lugares somo: a capela São Cristóvão, Santuário de Nossa Senhora da Saleta que fica em Caibi. Em São Carlos fica a Casa da Memória, possui esse nome pois guarda muita história, mantendo preservado toda a passagem dos imigrantes, tem fotos, objetos e utensílios agrícolas ainda daquela época.

Chapecó

Considerado o principal Centro Urbano de Chapecó, já que a maior parte das outras cidades conta com apenas 10 mil habitantes. Não deixe de visitar por lá a Rota das Termas, onde existem estâncias de águas termais com boa infraestrutura para receber os turistas. Compreende a Rota das Termas: Caibi, Quilombo, São Carlos, Palmitos e Águas de Chapecó.

Grande Oeste

No Grande Oeste é boa pedida é o ecoturismo, o local possui muita natureza e paisagens agrestes muito bem preservadas. Existem por lá vários parques bem preparados para receber os turistas, atrações para os pequenos e alguns pesque-pagues. Se você curte um pouco mais de aventura, saiba que existem algumas trilhas em todas as cidades, e grande parte delas leva a cachoeiras e cascatas no meio da mata.

Vale do Contestado

História

Com relação ao turismo histórico visite: Museus, sítios históricos, museus, espaços de peregrinação religiosa em Caçados, Irani, Fraiburgo, Curitibanos e Canoinhas. Tudo muito preservado com a história da Guerra do Contestado que aconteceu bem no início do século XX.

Ecoturismo

As opções de ecoturismo são: os planaltos e vales de vegetação preservada, cachoeiras entre outros. Guardam de herança diversas colonizações austríacas como a Treze Tílias, Frei Rogério  ( Japonesa), Alemã e Italiana completam a paisagem.

Águas Termais

Ressaltamos a cidade de Itá, onde nas torres de uma igreja antiga da região nascem no meio da represa, também tem e Piratuba, Ouro e Campos Novos.

Serra Catarinense

Você não pode deixar de visitar a Serra Catarinense, já na viagem você vai se encantar com as paisagens perfeitas para lindas fotos, diversas florestas de araucárias, cachoeiras, rios, vales, grandes cânions e campos de altitude. Tudo isso antes de chegar hein?  A Serra fica a apenas cerca de duas horas do litoral viajando de carro. Quando chegar lá, não deixe de visitar alguns lugares como: Morro da Igreja, Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro. O caminho cheio de curvas irregulares te leva até alguns dos pontos de maior altitude do país. Para amantes dos esportes de aventura, saiba que o local é perfeito para a prática esportiva de pesca de truta, rapel, canyoning, tirolesa, trekking, mountain bike entre outros.

Caminhos do Alto Vale

Vale do Itajaí

Destino perfeito caso você esteja procurando por um lugar tranqüilo e cheio de paz. Por aqui no vale cheio de planícies e planaltos existem vinte e oito pequenas cidades que te levam para a natureza do campo, as lindas paisagens entre as montanhas que são cortadas pelos riachos guardam muito das tradições de seus colonizadores.

Caminhos da Fé

Mais uma opção de turismo religioso, por lá não deixe de visitar as inúmeras e ricas igrejas católicas e luteranas, também algumas grutas e monumentos como em Rio do Sul, Agrolância, Ituporanga, Ibirama, Pouso Redondo e Salete.

Natureza e Ecoturismo

Não deixe de visitar Ibirama para desbravar Cânions, cachoeiras, riachos e Mata Atlântica super preservada e para se aventurar na tirolesa, trekking, rapel ou rafiting.

Vale Europeu

O nome não é à toa, o vale sofre e sofre grandes influências dos colonizadores, portugueses, poloneses, austríacos, italianos e alemães. Lá acontece a mais famosa e maior festa da América Latina a Oktoberfest em Blumenau. As influências se estendem para a arquitetura que é bem típica. É possível realizar algumas compras através das cidades fortes em indústria têxtil da região Catarinense, além de diversas celebrações religiosas por ali. Ecoturismo e Turismo Rural.

Costa Verde e Mar

Porto Belo e Bombinhas

O local conta com os melhores pontos de mergulho do estado de SC, se encante com o verde esmeralda do mar de Porto Belo e Bombinhas.

Balneário Camboriú

O local mais procurado da região, o espaço é muito movimentado e possui boa infraestrutura para os turistas com praias, parques, restaurantes diversos e casas noturnas.

Itajaí

Com influências portuguesas e alemãs não deixe de visitar os eventos náuticos.

Visite também o Beto Carrero World na Penha e em Luiz Alves os alambiques de cachaça.

Balneário Piçarras

De dia muita natureza, de noite muitas baladas animadas.

Circuito Costa Verde e Mar

É um cicloturismo e te leva a paisagens lindas pelo litoral e interior.

Também tem outras opção para os turistas como : windsurf, surfe, trekking e vôos de ultraleve.

Encantos do Sul

História

Se você é amante de turismo histórico, não deixe de visitar lugares como a terra de Anita Garibaldi em Laguna, O Centro Histórico ( Patrimônio Nacional) e o Farol de Santa Marta.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Espaço certo para ecoturismo e esportes de aventura, visite Jaguaruna, Garopa e Imbituba, por lá também fica o berçário das baleias – francos no período do inverno.

Interior

Não deixe de visitar as estâncias termais que ficam nas cidades de Tubarão e Gravatal, para visitar os municípios de cultura alemã e italiana siga até Criciúma, Tubarão, Forquilhinha, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Orleans, Nova Veneza e Urussanga.

Grande Florianópolis

Belezas Naturais

Cartão Postal de Floripa são suas praias, as lagoas do Peri e da Conceição são paradas certas.

Estâncias de Águas Termais

Diferente dos inúmeros atrativos em volta, conheça a estância de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz.

Turismo Rural

Não deixe de conhecer as paisagens rurais de São Pedro de Alcântara, São Bonifácio, Anitápolis e Rancho Queimado.

Praias do Governador Celso Ramos

Lindas praias que valem a pena ser conhecidas.

Palhoça

Conheça a badalada Guarda do Embaú.

Caminho dos Príncipes

Joinville

Joinville SC
Joinville SC

Cidade com forte influência germânica.

São Francisco do Sul

São Francisco do Sul SC
São Francisco do Sul SC

Considerada a cidade mais velha do estado de Santa Catarina, possui influências portuguesas como o casario colonial, possui também o histórico Museu Nacional do Mar, o único no nosso país. A região é perfeita para a prática de ecoturismo e diversos outros esportes de aventura como mountain bike, escalada, rapel, vôo livre, trekking, boiacross e canoagem que podem ser praticados nos locais como PAPANDUVA, Jaraguá do Sul, Schroeder, e Corupá.

Baía de Babitonga

Baía de Babitonga SC
Baía de Babitonga SC

Aqui procure pela famosa pesca do robalo.

Papanduva

Papanduva SC
Papanduva SC

Reserve um tempo para conhecer cavernas e grutas.

Rio Negrinho

Forte influência de Ucranianos, poloneses, alemães seus colonizadores, também em São Bento do Sul, Itaiópolis, Campo Alegre e Araquari.

Banho de Mar

Procure por lugares como Itapoá, Barra velha e Barra Sul para garantir um delicioso banho de mar.

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Costa Verde e Mar SC

Costa Verde e Mar

Costa Verde e Mar: Uma das Principais Regiões Turísticas do Estado de Santa Catarina O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *