Home / Dicas / Urubici: Visite o Famoso Tesouro da Serra Catarinense

Urubici: Visite o Famoso Tesouro da Serra Catarinense

Urubici: Visite o Famoso Tesouro da Serra Catarinense

Quem diria que uma pequena cidade com cerca de dez mil habitantes se tornaria um destino tão visado pelos turistas, estamos falando de Urubici. A pequena cidade conquista a cada dia mais pessoas interessadas em conhecer um pouco das suas paisagens exuberantes.

Urubici SC
Urubici SC

Por este motivo podemos afirmar com segurança que o turismo do estado de Santa Catarina passa longe de atrair pessoas apenas por conta de suas praias. Muito pelo contrário, tem sido as regiões de serra com paisagens estonteantes que tem atraído os turistas de todo o mundo, em especial em temporadas de clima mais frio e neve.

Urubici: Uma das Cidades Mais Geladas do Brasil

A cidade de Uribici fica a cerca de mil e oitocentos metros de altitude, o município é conhecido por ser um dos mais frios no nosso país, esta informação ao invés de afastar os nativos do país tropical age muito pelo contrário, acaba atraindo cada vez mais e mais turistas. Não é apenas do frio que eles vêm atrás, as belas paisagens mostram uma natureza quase virgem. Hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esta pequena cidade catarinense e o mundo de possibilidades que ela oferece.

O Que Fazer em Urubici?

Atrações Naturais

Se existe uma coisa a qual merece ser ressaltada na pequena Urubici com toda certeza do mundo são suas belezas naturais incríveis.  Vamos citar alguns pontos que você não pode deixar de visitar por lá, para dar início ao passeio visite o Morro da Igreja.

Morro da Igreja

Trata-se de uma elevação que chega a medir algo em torno de mil e oitocentos metros de altura e é onde fica uma base da aeronáutica que é responsável por controlar o tráfego aéreo do estado de Santa Catarina e do estado do Rio Grande do Sul. Quando chegar lá no topo, perceba a paisagem privilegiada e panorâmica da famosa Pedra Furada, que nada mais é que uma formação rochosa com uma abertura no meio e que faz lembrar muito uma enorme janela natural.

Cascata do Avencal

Outro lugar que você não pode deixar de visitar de forma alguma, a Cascata do Avencal é uma cascata com uma queda livre de cem metros de altura, já pensou? Para tornar tudo mais bonito ela fica crava em meio à mata nativa. Existem duas maneiras de chegar até ela, uma delas é chegar até lá de cima, pelo mirante ou por baixo, através de uma trilha que passa em meio à natureza. A cascata leva esse nome em homenagem à vegetação mais farta do local.

Cascata Véu da Noiva

Vamos citar agora mais uma cachoeira, cachoeiras são pontos fortes de turismo na região sempre. Agora vamos falar da famosa Cascata Véu de Noiva, ela se diferenciar da cascata do Avencal acima, pois não se trata de uma queda livre, mas sim de uma cachoeira de águas tranqüilas que descem através de uma linda formação rochosa de sessenta e dois metros. Em épocas de maior vazão de água, se forma uma espuma branca que lembra demais um véu de noiva, por conta disso o nome escolhido para a cachoeira. Par visitar o atrativo é necessário realizar uma trilha de cerca de trezentos metros, durante o caminho você vai conhecer plantas típicas de região assim como animais que moram ali, uma rica fauna e flora.

Arvorismo

Agora uma deliciosa sugestão de passeio de aventura, na cidade é possível realizar o arvorismo, uma opção diferente de trilhas, já que o caminho é feito pelo alto. A ponte tem 260 metros de comprimento, e fica presa a 10 metros de altura, é uma deliciosa forma de admirar toda a natureza, só que lá de cima.

Serra do Corvo Branco

Ainda na onda dos passeios de aventura, vamos falar agora da famosa Serra do Corvo Branco, uma curiosidade é que essa serra já teve a fama de ser a mais assustadora do nosso país, acredita? A Serra tem muita inclinação e suas curvas são excessivamente fechadas, ela também é conhecida por conta da sua “garganta”, que não mais são do que dois enormes paredões de pedra que formam um super portal natural para a serra. A dica de segurança por aqui é: apenas encare a descida da serra caso seja de extrema necessidade, se não tiver outro jeito mesmo, teste antes seus freios e tenha certeza de que eles estejam realmente funcionando muito bem.

Demais Atrativos

No Inverno

A época de alta temporada na cidade é durante o inverno, a cidade fica bem movimentada e cheia de turistas que viajam para lá na expectativa de ver a neve, quando isso ocorre a cidade consegue ficar ainda mais linda.

Turismo Religioso

Algumas opções de turismo religioso que valem a pena a visita são: A Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens construída no ano de 1973, outra opção é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes que foi construída no ano de 1944.

Gastronomia

A cozinha de um determinado local sempre é muito característica, o turismo gastronômico nos faz recordas de cada detalhe através da degustação. A gastronomia típica local é bem rica. É fácil de encontrar na cidade pousadas e restaurantes onde são servidos sempre pratos bem deliciosos, os visitantes tem a oportunidade de degustar uma infinidade de pratos da serra catarinense, uma característica marcando são a de que eles são na maior parte das vezes preparados no fogão de lenha, o que agrega uma sabor todo especial. São famosos por aqui pratos a base de pinhão e a semente de araucária que é muito utilizada no sul do nosso país.

A cidade de Uribici é um local perfeito para turistas que gostam de contato com a natureza, de um ambiente mais tranqüilo de paisagens ricas e incríveis. Vale a pena conhecer separando alguns dias para aproveitas com calma os passeios e os pratos.

Portando não deixe de incluir no roteiro de sua próxima viagem, aproveite nossas dicas e já venha preparado para tudo o que pode ser encontrada por lá. Faça as suas malas e boa viagem!.

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Caminho dos Príncipes SC

Caminho dos Príncipes

Caminho dos Príncipes: Região Turística do Estado de Santa Catarina Considerado um dos maiores pólos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *