Home / Pontos Turísticos / Pontos Turísticos de Diamantina MG

Pontos Turísticos de Diamantina MG

Pontos Turísticos de Diamantina MG

A cidade de Diamantina possui  tês séculos de história, foi no início um pequeno povoado até chegar a um município propriamente dito. A cidade possui muitos atrativos por ser um lugar histórico, suas tradições chamam a atenção. Patrimônio histórico por sua arquitetura, por sua cultura, e por sua preservação histórica e natural.

Pontos Turísticos de Diamantina MG
Pontos Turísticos de Diamantina MG

Confira quais são os pontos turísticos da Diamantina que você não pode deixar de conhecer:

Antiga Casa da Intendência

Você precisa conhecer essa construção, o local através de seu acesso principal tem uma escadaria de pedra que chama muito a atenção dos visitantes, o telhado de quatro águas é bacana porque permite o caimento da água por todos os seus ângulos, no andar de cima são incríveis dez janelas! Já no andar de baixo são nove janelas, dá para imaginar o tamanho do espaço? Já dentro do local, o forro não esconde fazer parte do período colonial por ser em gamela, já nos demais cômodos do prédio fica evidente o forro estilo saia e camisa  muito utilizado desde o século 19 até a década de 30, do século 20.

O local funciona de segunda á sexta – feira das 8 da manhã até ás 17h.

Endereço: Praça Conselheiro Mata, 11

Capela Nossa Senhora da Luz

A capela ainda é bem preservada, mantendo seu estilo mesmo passando por diversas reformas que se fizeram necessárias, o que acabou custando algumas alterações. Sua construção trás uma curiosidade nem interessante, o local foi construído por Dona Tereza de Jesus Perpétua Corte Real, uma portuguesa que teria feito uma promessa para se salvar de um terremoto que aconteceu em Lisboa no ano de 1755. A construção se deu início muitos anos depois do acontecido, e ficou pronta em 1819. Patriarca São Francisco transferiu a confraria da capela do amparo para a então capela da luz. Dona Maria Tereza realizou a doação da capela anexando-a a um educandário de meninas órfãs cinco anos depois de sua construção. No ano de 1826 Dona Tereza de Jesus faleceu e foi sepultada bem na entrada da capela.

Endereço: Rua da Luz

Conselheiro da Mata

Conselheiro da mata é um distrito, mas antigamente era povoado conhecido como Riacho das Varas por conta do riacho de águas tranqüilas ideais para banho e descanso que corta a cidade. O distrito é emoldurado pela serra, o local é plano e com muito verde, por isso tem uma clima muito ameno e agradável mesmo quando tem bastante sol no verão. O local é muito procurado por turistas que buscam tranqüilidade para sentar-se a sombra, realizar caminhadas, passeio de bicicleta ou cavalo. O distrito é bem pequeno, possui poucas casas, já que a população não ultrapassa cerca de 420 habitantes. No centro é possível visitar a Capela feita em homenagem a Nossa Senhora das Dores.

O distrito de Conselheiro da Mata, assim como toda a região do Alto do Jequitinhonha também foi explorado pelos mineiros em busca de outro e diamante. O local servia de descanso para os tropeiros e para o gado que podia pastar tranqüilamente por ali.

Um colégio para meninas foi inaugurado no ano de 1950 por Helena Antipof, tempos depois o local se tornou um centro regional de treinamento, no ano de 1961 foi instalado ali o ginásio rural Padre José de Carvalho para abrigar internos adolescentes. Hoje neste mesmo prédio está uma escola estadual.

Fundamental para o desenvolvimento do município de Conselheiro da Mata, existe ainda a antiga Estação Ferroviária que liga as cidades de Diamantina e Corinto, em 1912 era conhecida como a Estação Ferroviária Riacho das Varas. Responsável pelo desenvolvimento da comunidade na época da exploração do outro e do diamante. Hoje o local faz parte da conhecida Trilha Verde da Maria Fumaça.

Teatro Santa Izabel

O Teatro estava desativo há alguns anos e no ano de 2007 o prédio foi restaurado para reabrir em 2010 e está fazendo sucesso desde então. Um fato curioso sobre este teatro é que ele foi criado no ano de 1841 com o intuito de utilizar toda a verba dos espetáculos que ali aconteciam em favor do hospital da cidade, em 1842 um ano após sua construção ele foi aberto ao público. O Teatro foi derrubado no ano de 1912 para que um novo empreendimento de teatro e cinema fosse construído na antiga rua Tiradentes, hoje conhecida como rua Direita.

Endereço: Praça Dom Joaquim, 166 Telefone: 38 35317180

Antiga Estação Ferroviária de Diamantina

Hoje em dia a estação está localizada bem no início da Trila Verde da Maria Fumaça, o prédio hoje abriga a equipe do Corpo de Bombeiros. Inaugurada no ano de 1914, era a estrada de ferro central do País que ligava os municípios de Belo Horizonte, Corinto, Curvelo e Diamantina ao litoral brasileiro. A estação interrompeu seu funcionamento no início dos anos setenta, exatamente quando os trens que transportavam passageiros foram desativados.

Endereço:  Largo Dom João

Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Diamantina

Um espetáculo a parte com certeza, o município conta com monumentos arquitetônicos de grande relevância para a história da arte e da arquitetura de nosso país sem nenhuma dúvida! Representando obras dos séculos XVIII, XIX e XX. Algumas:

  • Igreja das Mercês
Igreja das Mercês Diamantina MG
Igreja das Mercês Diamantina MG
  • Igreja do Amparo
Igreja do Amparo Diamantina MG
Igreja do Amparo Diamantina MG
  • Igreja do Carmo
Igreja do Carmo Diamantina MG
Igreja do Carmo Diamantina MG
  • Igreja do Rosário
Igreja do Rosário Diamantina MG
Igreja do Rosário Diamantina MG
  • Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis
  • Igreja do Senhor do Bonfim
Igreja do Senhor do Bonfim
Igreja do Senhor do Bonfim
  • Casa do Forro Pintado
Casa do Forro Pintado
Casa do Forro Pintado
  • Mercado Municipal
Mercado Municipal
Mercado Municipal
  • Museu do Diamante
Museu do Diamante Diamantina MG
Museu do Diamante Diamantina MG
  • Biblioteca Antônio Torres
Biblioteca Antônio Torres Diamantina MG
Biblioteca Antônio Torres Diamantina MG
  • Casa da Chica da Silva

Prédios de Oscar Niemeyer como Hotel Tiujuco, Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina, Escola Estadual Professora Júlia Kubistchek e Diamantina Tênis Clube.

Uma curiosidade que vale a pena observar na cidade é que não existem casas térreas, é muito mais comum de se ver os conjuntos de sobrados bem característicos da região. A beleza do entorno com certeza fica por conta da Serra dos Cristais que torna essa pequena cidade de minas um verdadeiro cartão postal brasileiro.

Igreja Nossa Senhora do Amparo

É uma igreja bem visitada por amantes de história, construída no ano de 1776 tem seus altares todos trabalhados no estilo barroco – rococó, imagens do século XVIII e um púlpito em forma de cálice. O acabamento e toda ornamentação da capela é atribuída ao pintor Silvestre de Almeida Lopes. No século XIX a capela passou por diversas reformas, mas continua preservando os traços daquela época.

Endereço Rua do Amparo

Telefone: (38)35319532

Horário de funcionamento: A Igreja funciona de terça – feira aos sábados das 08 da manhã ás 11h. Aos domingos ( alternados) das 9 da manhã ás 13h.

 

 

 

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Belém PA

Pontos Turísticos de Belém

Pontos Turísticos de Belém O setor de prestação de serviços de Belém é o pilar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3775