Home / Praias / As Praias Mais Famosas de Guarapari

As Praias Mais Famosas de Guarapari

As Praias Mais Famosas de Guarapari

Conhecida também como “Cidade Saúde”, Guarapari possui diversas opções de praias que você não pode deixar de conhecer. Quando estiver por lá pode começar por exemplo pelas praias do centro, as praias ficam bem próximas uma das outras, o que facilitar muito a chance de conhecer várias de uma única vez. Como sugestões de passeio por ali podem citar Meeaípe, Enseada Azul e também a famosa praia do Morro. Uma forma bacana de conhecer vários lugares é fazendo um passeio de escuna que não costumam ser muito caros e facilitam e muito para conhecer bem a região.

Praias de Guarapari
Praias de Guarapari – Espírito Santo

O que aconteceu em Guarapari foi que a cidade era uma aldeia que começou a crescer sem parar, e hoje é possível ver isso claramente já que possui muitos prédios espalhados por lá. A vila de Guarapari já existe a mais de trezentos anos, acredita? Bem lá na época do Padre Anchieta. Hoje a cidade é um encontro de história com modernidade, andando por lá você vai passar por ladeiras e ruelas antigas e ao mesmo tempo encontrar prédios enormes que chegam a ter mais de dez andares cada um.

Estrutura da Cidade

Por se tratar de uma cidade turística, podemos dizer que isso beneficiou a cidade em infraestrutura. Por lá você vai encontrar diversos restaurantes, padarias e supermercados para suprir suas necessidades, acontece que a cidade na alta temporada, por exemplo, pode receber até 700 mil turistas, em especial no verão, por conta disso nessa época os locais costumam ficar bem congestionados atrapalhando e muito suas compras.

Já que provavelmente você está de férias, ou tirando alguns dias de descanso procure não se estressar para não estragar sua viagem, vá com muita paciência e já ciente das filas que você vai ter que enfrentar. Mas não é apenas durante o dia que os estabelecimentos estarão lotados, à noite em baladas, por exemplo, com certeza também precisará encarar algumas filas mesmo tendo lista de espera. Essa gente toda na cidade acabar por tornar o trânsito bem lento também. Seja para comprar água, leite ou cerveja você terá dificuldade. Mas se você quer uma cidade quase que apenas sua, procure organizar sua viagem na baixa temporada, nesta época as coisas ficam bem tranquilas por lá.

Atrações em Guarapari

Mas não é apenas de praia que os turistas de Guarapari vivem, além do circuito praia, almoço praia a cidade conta com diversas alternativas para todas as idades. Uma opção bacana que podemos sugerir é o aquário permanente e também muitas opções de cursos de mergulho.

Uma opção de noite agitada para a família são os restaurantes e bares bem movimentados do centro da cidade e da Praia do Morro. Agora para os jovens e baladeiros de plantão, a noite é quente em Meaípe que é onde está diversas casa noturnas, dentre elas uma das maiores da América Latina: Multiplace Mais. Se você estiver por lá no verão e em especial no período de carnaval, saiba que a prefeitura da cidade planeja nesta época muitas opções de shows gratuitos na Praia do Morro.

Praias do Meio e das Castanheiras em Guarapari

Bem ao lado do Clube da Siribeira e cercado por corais e pedras está a Praia das Castanheiras, considera inclusive uma das mais bonitas da cidade. A praia é perfeita para levar as crianças já que o mar é tão calmo que quase não possui ondas, por conta disso muitas famílias são atraídas para lá. Não é raro encontrar crianças correndo de um lado para o outro, ou mães com crianças menores e diversos meninos espalhados pela areia, portando caso você tenha filhos saiba que é uma excelente opção. Durante o verão o movimento por lá é frenético, caso prefira uma ambiente mais tranqüilo e menos muvucado é melhor optar por outra praia.

Praia da Areia Preta

A Praia da Areia Preta é muito famosa em Guarapari por conta de suas areias monazíticas que muitos dizem ter efeitos terapêuticos. Por este motivo é  bem comum se você passeando pelo calçadão por exemplo veja algumas pessoas com o corpo inteiro enterrado na areia. Tudo isso acontece nessa praia porque existe um boato por lá é essa areia é capaz de trazer benefícios a saúde, não é difícil encontrar relatos que pessoas que garantem ter sido curadas de diversas doenças depois de se enterrar na areia, as doenças vão de simples micoses, reumatismos até casos de câncer.

Mas antes de você se empolgar e se soterrar na areia também, é importante dizer que não existe nenhuma comprovação cientifica a respeito e por enquanto não passa de meras especulações. A Praia é um pouco mais agitada do que a das Castanheiras, mas mesmo assim é uma praia bem legal e tem um mar um pouco mais agitado e com algumas ondas. Mas nada disso impede a visita das crianças e também não são suficientes para amantes de surf. Principalmente a tarde os jovens lotam a praia, portando ela costuma ficar bem movimentada e agitada com pessoas tomando banho de mar ou praticando algum jogo na areia. Importante avisar que sombra não é encontrada por lá, portando abuse do protetor e de acessórios como bonés e viseiras.

Praia do Morro, a Mais Bombada de Guarapari

A praia mais procurada da cidade é extensa e possui quatro quilômetros de praia e conta com diversos quiosques. Os agitos de Guarapari em sua maioria se concentram por lá, sinônimo de praia lotada algumas pessoas até brincam que é onde acontece a farofa mais famosa da região. Em especial no verão, alta temporada a praia fica quase que intransitável, ficando quase impossível conseguir um guarda sol.  Em baixa temporada a cidade fica mais vazia e o passeio por lá muito mais agradável. Caso você chegue lá e tudo esteja lotado, e encontrar aquela bagunça de farofa, cerveja e frango siga até a outra ponta ao final do calçadão, lá fica o Morro da Pescaria, que por sinal da o nome a praia.

Saiba que a praia do morro é considerada uma reserva ambientar, portando oferece trilhas que indicamos bastante, as trilhas oferecem bons minutos de caminhada atravessando a mata nativa. Quando terminar a trilha vai se encantar com o que vai encontrar, logo no final fica a Praia do Ermitão, praticamente uma praia deserta. Algumas pessoas comentam, que na baixa temporada quando quase não há turistas, algumas pessoas se aventuram a entrar no mar completamente sem roupas. Importante deixar claro que a praia não é considerada uma praia de nudismo, portando cuidado sempre. No final do calçadão, e do outro lado do Morro da Pescaria você vai encontrar a Praia da Cerca, uma praia linda e com uma infraetrutura que não deixa a desejar. Por lá você vai encontrar muitos quiosques que servem almoço, por exemplo, principalmente as opções típicas da região, algumas porções de peixe e sem dúvida alguma a famosa moqueca capixaba. Mesmo em alta temporada no verão, essa praia por exigir um pouco mais para ter acesso acaba não ficando lotada como fica a Praia do Morro.

Enseada Azul

Saiba que a Enseada azul guarda o conjunto de praias mais bonitos da cidade de Guarapari, são elas: Bacutia, a mais famosa de todas, Peracanga e Gauibura. O local é um verdadeiro cartão postal, guarda um mar super azul e de águas calmas, areia é fina e fofa e tudo isso junto faz do local um cenário incrível. Se você gosta de mergulho, este é o lugar! O local é bem procurado por pessoas que gostam de realizar mergulho, inclusive em uma dessas aventuras é possível encontrar na água pedaços de um navio de alemão que naufragou ali na década de 1940. Se você for se aventurar leva uma câmera para registrar tudo.

Praia da Peracanga em Guarapari

Meaípe

A praia de Meaípe fica localizada ao lado sul da cidade de Guarapari, o local não perdeu quase nada das características de vila de pescadores. Não é a toda que ainda nos dias de hoje os nativos são conhecidos como xaréis, que remete ao peixe mais abundante nas águas da região. O local abriga as maiores casas noturnas e boates mais agitadas do estado do Espírito Santo. Na culinária, não deixe de degustar o prato mais famoso dali, o delicioso bolinho de mandioca que é gigante.

Ubu

Caso você se canse dos roteiros de Guarapari, não deixe de visitar da vila de Ubu, ela não fica em Guarapari, mas está pertinho sendo uma cidade vizinha: Anchieta. Se você não conhece muito bem por ali, é bacana procurar um guia ou pedir informações das pessoas que já estão acostumadas a circular por ali. Uma forma fácil de chegar lá é pegando um ônibus, por exemplo, dessa forma é possível passar o dia lá e quando for noite retornar para Guarapari. Não deixe de assistir o espetáculo de um pôr do sol. O local fica afastado do centro da cidade, mas é uma opção bacana para quem está com tempo na viagem e acha que já passou por tudo em Guarapari.

Como Chegar em Guarapari


Existem diversas maneiras bem fáceis de chegar em Guarapari. Importante dizer que o aeroporto da cidade é bem pequeno e não trabalha com vôos comerciais, portando caso sua escolha seja uma viagem de avião, saiba que terá que desembarcar no aeroporto de Vitória que é ponto de chegada de vôos de todo nosso país. Saindo de lá você deve optar por transporte terrestre que pode ser carro ou ônibus. O deslocamento leva em torno de noventa minutos. Outra alternativa é viajar de ônibus saindo por exemplo do Rio de Janeiro ou de Belo Horizonte.

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Jabaquara Ilhabela

Jabaquara – Ilhabela

Jabaquara – Ilhabela  É conhecida como uma das mais bonitas praias do lado norte de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *