Home / Serras / Serra do Japi

Serra do Japi

Seja Bem Vindo a Serra do Japi

A Serra do Japi pertence ao conjunto de serras de São Roque, em Jundiaí – SP, localizada a cerca de 60 Km de São Paulo. Formada por Mata Atlântica, a serra foi tomada como patrimônio histórico e é ponto turístico para os que querem conhecer a biodiversidade da região.

A fauna e a flora da Serra do Japi são riquíssimas: bem-te-vis, beija-flores, pica-paus, bugios, suçuaranas samambaias, musgos, plantas medicinais vivem em perfeita harmonia na região. A Serra do Japi também possui muitas nascentes e muitas quedas d’águas formadas por água cristalina.

Serra do Japi 2
Serra do Japi 2

Para conhecer a Serra, há quatro trilhas para visitação biológica:

Trilha do Trial;

Trilha do Condomínio;

Trilha do Mirante;

Trilha do Paraíso.

Se você quer conhecer a Serra do Japi, é necessário agendar com antecedência, pois a procura é grande. As trilhas são feitas com acompanhamento de um monitor cadastrado pela prefeitura e custam R$ 10,00 por pessoa. Belas paisagens e uma riqueza enorme de biodiversidade te esperam!

Serra do Japi 4
Serra do Japi 4

Águas de Serra do Japi

Saiba que são várias nascentes pela serra inteira, que formam córregos, além de quedas d’água por todos os lados.

Confira algumas trilhas da serra:

Trilha da Malota

Trilha do Mirante (M1)

A trilha começa na porteira de entrada da Reserva Biológica, sob o controle da Guarda Municipal e ao pé da Base Ecológica, com lugar na estrada para deixar os poucos carros ou ônibus. A subida é de terra entre a floresta. Proporciona um dos pontos mais altos da serra.

Trilha do Paraíso (M2)

Tem seu início na porteira de entrada da Reserva Biológica, sob o controle da Guarda Municipal. A subida também é feita através de uma estrada de terra.

Para agendar o seu passeio saiba que o horário de visitação é de segunda a domingo das 8 às 17 horas. O agendamento da visita deve ser feito com antecedência, com ao menos sete dias, e de preferência 30 dias. A duração da visita pode variar conforme o tipo e o interesse do grupo, e deve ser feita sob a orientação de um monitor que deve ser credenciado pela Prefeitura do Município de Jundiaí.

Os grupos devem ser de no máximo 15 pessoas, com exceção das escolas, que se limitam a cerca de 40 estudantes. Há um monitor para cada 15 visitantes. Vale citar que o banho apenas é permitido nas cachoeiras licenciadas e a refeição em lugares definidos.

É necessário levar para o seu passeio lanche leve, cantil, repelente, protetor solar, medicamentos de uso pessoal. Lembrando que todo o lixo gerado deve ser recolhido e levado consigo. É necessário levar sacolas plásticas em seu passeio, para não deixar em hipótese alguma algum tipo de resíduo no local. Dessa forma você não suja a natureza e ainda contribui para o bem estar do meio ambiente.

Serra do Japi 2
Serra do Japi 2

Turismo Ecológico na Serra do Japi

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comente!

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Serra da Canastra e Seus Encantos

A região ecoturística da Serra da Canastra possui mais de 200 mil hectares e compreende …

Um comentário

  1. Elenice Bomfim Medeiros

    Adorei saber das trilhas na serra do Japi mas não consegui ver no site como agendar. Gostaria de fazer a trilha com monitor da prefeitura.
    Já percorri o Caminho dos jesuítas e gostaria muito de conhecer a serra do Japi.
    Fico aguardando um retorno . Obrigada pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4221

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/guiaturismo/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4221